Fábrica que já produziu os esfregões Bravo está novamente à venda e vai a leilão

Chamava-se Favir, chegou a produzir o conhecido esfregão Bravo e chegou a ser líder nacional na produção de esfregões. O impacto da pandemia, a guerra na Ucrânia e a inflação afetaram a empresa que acabou por falir em agosto de 2023 e, depois de um leilão online, está novamente à venda e vai a leilão presencial.

Fundada em 1961, a Fábrica de Plásticos Favir Lda iniciou a sua atividade com o fabrico de plásticos, mas desde 1964 que se dedicava à manufatura de produtos de limpeza derivados do arame de aço, produzindo, inclusive, o célebre esfregão impregnado com sabão nas suas instalações.

A Favir exportava para praticamente todos os países europeus e africanos de língua oficial portuguesa a maior parte da sua produção de esfregões desengordurantes com sabão impregnado, de lã d’aço, de palha d’aço, de esfregões galvanizados, aço inoxidável e aço níquel.

O fecho de portas da Favir, em Santa Comba Dão, deixou no desemprego 34 pessoas, que são credoras de 400 mil euros, e resultou em perdas para o Fisco e Segurança Social na ordem dos 115 mil euros.

O neto do fundador da Favor, e último responsável pela empresa, admitiu que o aumento dos preços se tornou insustentável, o que levou a empresa à falência com dívidas de aproximadamente 1,8 milhões de euros no total.

Agora, depois de um leilão eletrónico, no site da Leilosoc, vão avançar com um leilão presencial, no próximo dia 27 de maio, nas instalações da insolvente, em Santa Comba Dão.

O passivo da insolvente é composto por uma Unidade Industrial completa e operacional de Produtos Metálicos, avaliada na totalidade, em 1.331.230,00 euros (Valor Base de Venda), com um Valor Mínimo de Venda de 1.131.545,50 euros.

Os ativos em venda incluem o complexo Industrial (4 pavilhões e posto de transformação) com área total de 5.440,77 m2, situado em Vimieiro, Santa Comba Dão. Este possui um Valor Base de 719.200 euros e um respetivo Valor Mínimo de 611.320 euros.

Inclui ainda equipamentos e maquinaria para o fabrico de produtos metálicos, concretamente rolinhos de lã de aço, palha-de-aço, esfregões de arame e os famosos esfregões saponificados. O conjunto inclui ainda stock e matéria-prima, mobiliário de escritório e material informático, outro mobiliário e eletrodomésticos, e a marca nacional “Favir”. Estes bens estão avaliados em 612.030 euros (Valor Base), com um Valor Mínimo correspondente a 520.225 euros.

“A venda da Unidade Industrial completa constitui uma vantagem de investimento, uma vez que permite ao investidor dar continuidade à atividade da empresa”, considera a empresa.

Ler Mais





Comentários
Loading...