Empresas deviam estar já a antecipar o aumento salarial para 2023, defende Presidente de associação do setor do calçado

Luís Onofre, líder da associação do calçado APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos Pele e seus Sucedâneos, defende que todos teríamos a ganhar se houvesse uma antecipação salarial ainda este ano.

Em entrevista ao ‘Dinheiro Vivo’, o líder associativo diz que alguns empresários estão já a antecipar os aumentos salariais previstos para 2023, mas pede cautela para se evitar a assunção de preços finais a prazo.

Luís Onofre defende que os sapatos deviam aumentar quase 30% os preços para dar resposta aos problemas do setor, como a escassez de matérias-primas, a falta de mão de obra e a escalada dos preços. Por sua vez há quem tenha já aumentado mais o preço e outros acreditam conseguir manter os preços atuais.

O Presidente da APICCAPS explica ainda que há uma grande procura das grandes marcas pela produção em Portugal, mas também em todo o sul da Europa, o que traz grandes vantagens, mas aumenta os desafios numa conjuntura afetada por uma escassez nunca vista de matérias-primas, o que tem atrasado a saída das coleções.