EDP inicia construção do seu primeiro projeto renovável em grande escala na Alemanha

A EDP, através da sua subsidiária EDP Renováveis, deu início à construção do seu primeiro projeto de energia renovável em grande escala na Alemanha. Localizado em Ketzin, Brandenburg, a cerca de 40 km a oeste de Berlim, este projeto solar tem uma capacidade instalada de 87 MWp e deverá entrar em operação em 2025.

Com uma produção anual estimada em cerca de 91 GWh, o projeto Ketzin será capaz de abastecer mais de 28.000 lares, evitando aproximadamente 75.000 toneladas de emissões de CO2. A obra marca um passo importante na estratégia da EDP de expandir a sua presença na Alemanha, um mercado chave para as suas ambições globais no setor de energias renováveis.

“O início da construção de Ketzin é um passo para a EDP e para todas as equipas da Kronos Solar EDPR, pois marca o primeiro passo do nosso ambicioso plano de crescimento para a Alemanha. Com mais de 5 GWp de projetos solares em grande escala em diferentes fases de desenvolvimento e com uma equipa dedicada a impulsionar a energia eólica e outras tecnologias renováveis, a Alemanha tornar-se-á um dos mercados mais importantes para as ambições globais da EDP”, destaca Duarte Bello, CEO da EDP para a Europa.

Este projeto faz parte da estratégia da EDP para consolidar a sua posição no mercado alemão, com foco na capacidade solar em grande escala. A empresa prevê instalar mais de 400 MWp de energia solar nos próximos dois anos e compromete-se a expandir significativamente a sua operação no país até 2030, incluindo a instalação de mais de 1 GW em novos projetos, com ênfase também na energia eólica e no armazenamento de energia.

A Alemanha deverá representar cerca de 20% do investimento europeu da EDP até o final do atual plano de negócios e cerca de 25% até 2030, reforçando o compromisso da empresa com a transição energética do país.






Comentários
Loading...