EDP, Galp Energia e Jerónimo Martins são as marcas portuguesas mais valiosas em 2024

A EDP, a Galp Energia e a Jerónimo Martins lideram ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas em 2024. O total destas marcas representa cerca de 16,8 mil milhões de euros.

De acordo com os resultados do estudo anual das 25 Marcas Mais Valiosas da consultora OnStrategy em 2024, a EDP mantém-se como a marca portuguesa mais valiosa, Seguida da Galp Energia e Jerónimo Martins.

O Top 25 é composto ainda pelo Pingo Doce, Continente, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, MEO, EDP Renováveis, BPI, NOS, Mota-Engil, Super Bock, Sonae, Fidelidade, The Navigator Company, Delta, Parfois, novobanco, CTT, Worten, CUF, Sagres, Luz Saúde e TAP.

Os setores da Distribuição/Retalho e Banca destacam-se como aqueles onde houve uma maior valorização, com as marcas Continente (+48%), Caixa Geral de Depósitos (+47%), Pingo Doce (+38%), MillenniumBCP (+38%) e EDP Renováveis (+37%) como aquelas que mais valorizaram.

As áreas de Energia/Petróleo e Retalho/Distribuição representam praticamente metade do valor consolidado das 25 marcas portuguesas mais valiosas (Energia – 35% e Retalho/Distribuição – 24%). A Banca (16%) e as Telecomunicações (7%) completam os setores com mais valor.

O total das 25 marcas mais valiosas representa cerca de 16,8 mil milhões de euros.

“De uma forma geral, a valorização das marcas portuguesas beneficiou de uma estabilização da inflação e da manutenção das taxas de juro, embora ainda pressionadas pela instabilidade provocada pelas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Por outro lado, houve uma melhoria na perceção de risco da nossa economia, o que beneficiou significativamente as taxas de desconto, ao mesmo tempo que as perspetivas de evolução do volume de negócios, as margens operacionais e os índices de força de marca se mantiveram estáveis”, afirma João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy.

Ler Mais