Dia Mundial da Terra: 5 sugestões para promover a sustentabilidade nas empresas
Assinala-se hoje o Dia Mundial da Terra, e a plataforma de e-learning GoodHabitz elaborou uma lista de cinco recomendações para que as empresas possam reduzir as suas pegadas ambientais e adotar práticas mais sustentáveis.
Citando um estudo da MIT Sloan, revela que apesar de 90% dos executivos considerarem que a sustentabilidade é importante, apenas 60% das empresas adotaram, com efeito, estratégias que visam concretizar os seus potenciais sustentáveis.
Considerando esse desfasamento entre perceção da importância da sustentabilidade e concretização de medidas que coloquem as empresas num caminho sustentável, apresentamos aqui cinco sugestões:
- Criar uma cultura de sustentabilidade
Mudar comportamentos requer uma mudança da cultura organizacional, que deve ter como objetivo a normalização da sustentabilidade e torná-la parte da identidade do negócio. Essa mudança pode ser conseguida, nomeadamente, através da promoção de hábitos verdes junto dos colaboradores, com implementação de iniciativas de incentivo à reciclagem e para reduzir o consumo desnecessário de eletricidade. Esta transformação pode também passar pela atribuição de pausas extra aos colaboradores que de desloquem de bicicleta para o local de trabalho.
- Reduzir a produção de resíduos
É importante que as empresas saibam gerir a forma como produzem resíduos e procurem reduzir essa produção, quer seja papel, plástico ou artigos elétricos. Por exemplo, as empresas ainda muito dependentes do papel, devem começar por reciclar o que não é necessário, adquirir papel reciclado ou fomentar a redução da impressão de documentos, promovendo as alternativas digitais. Além do papel, também a tecnologia pode ser reciclada, através da compra e venda de artigos no âmbito da chamada “economia circular”, o que permitirá às empresas reduzir os impactos no ambiente e poupar dinheiro.
- Medir e reduzir a pegada de carbono
Para saberem onde podem reduzir os seus impactos no ambiente, as empresas devem, primeiro, avaliar a sua pegada de carbono, que pode ser calculada de várias formas, nomeadamente, como a CoolClimate Network e a Nature Conservancy.
Assim, é importante elaborar uma estratégia ambiental mais eficiente e direcionada, que permita às empresas atingir esta meta. Reduzir as viagens de carro ou avião, promover o uso de transportes públicos ou deslocações a pé, sempre que possível, e adotar energias renováveis são exemplos de como começar a reduzir a pegada de carbono de uma empresa.
- Reduzir e tornar renovável a energia usada
É fundamental que as empresas estejam cientes dos seus consumos energéticos e identifiquem as áreas em que é preciso mudar, para reduzir desperdícios. Para isso, as empresas deverão ter um Certificado de Desempenho Energético atualizado – avaliação detalhada da eficiência energética que identifica quais as áreas a melhorar. Além de controlar o consumo de energia, a instalação de painéis solares, turbinas eólicas ou sistemas geotérmicos permitirão às empresas gerar a sua própria energia que, por isso, é gratuita.
- Formação em sustentabilidade
Por fim, além dos passos anteriores, é importante começar por formar os colaboradores para que os mesmos se tornem naturalmente mais despertos para os temas da sustentabilidade e comecem a querer fazer mais pelo ambiente.
A GoodHabitz disponibiliza um curso em modo e-learning para empresas sobre sustentabilidade, que se foca em temas como energias renováveis e outras práticas sustentáveis.