Duas vezes mais rápido: Mercedes melhora estacionamento automatizado

A Mercedes-Benz melhorou ainda mais a Assistente Ativo de Estacionamento com PARKTRONIC. Com 4 km/h, o sistema agora estaciona duas vezes mais rápido do que antes.

Em comunicado, a marca alemã sustentou que “isto traz um valor acrescentado significativo para os clientes da Mercedes-Benz, tornando o estacionamento mais fácil e muito mais confortável em situações do dia a dia”.

O condutor pode iniciar o processo de estacionamento através de um botão digital no ecrã, e uma barra de estado mostra o progresso. Durante o estacionamento automatizado, o sistema silencia os sinais sonoros do PARKTRONIC.

Se o Mercedes estiver equipado com uma câmara de 360°, o condutor pode escolher diferentes vistas ao estacionar. Desde a última atualização do ano modelo, estas melhorias vêm de série no Classe E, Classe S, EQS, EQS SUV, EQE, EQE SUV e todas as versões Maybach destes modelos com o pacote de estacionamento com câmara de marcha-atrás; a câmara de 360° está disponível opcionalmente.

Estacionar torna-se mais fácil

O veículo procura continuamente lugares de estacionamento a velocidades abaixo de 35 km/h e exibe isto no ecrã do condutor com um símbolo azul “P”. Também pode detetar lugares de estacionamento muito apertados com apenas 50 centímetros de folga em cada extremidade do automóvel e usa marcações brancas ou estruturas paralelas, como o passeio ou outros veículos estacionados, para orientação. Quando o Mercedes encontra um espaço, uma seta branca aparece no ecrã ao lado do símbolo “P”. Após engatar a marcha-atrás, o condutor pode selecionar o lugar de estacionamento e iniciar o processo de estacionamento automatizado. Para lugares de estacionamento perpendiculares adequados, o condutor pode escolher estacionar de frente ou de trás.

Sistemas de segurança perfeitamente integrados

A segurança é primordial para a Mercedes-Benz. Durante o estacionamento automatizado, o veículo responde a mudanças e garante a segurança de todos os utilizadores da estrada. Se os sensores detetarem veículos a atravessar, ciclistas ou peões a andar rapidamente enquanto recua de um lugar de estacionamento, é emitido um aviso ótico e sonoro. Se o condutor ainda não responder, o veículo realiza uma travagem de emergência autónoma. Isto aplica-se tanto ao recuo automatizado como manual de lugares de estacionamento perpendiculares.