Deloitte anuncia os nomeados aos prémios CEO, CFO e IRO da 36ª edição dos IRGAwards

Já são conhecidos os nomeados nas categorias CEO Award, CFO Award e IRO Award da 36ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), promovidos pela Deloitte.

Esta iniciativa pretende reconhecer as boas práticas de governance e o desenvolvimento do mercado financeiro e mercado de capitais, distinguindo os líderes e as organizações que tenham contribuído para a sua eficiência e transparência. A lista de nomeados integra organizações e personalidades que contribuíram para a evolução do universo empresarial português em 2023.

Para o apuramento dos elegíveis aos prémios CEO Award e CFO Award foram considerados os profissionais que tenham exercido a sua função, durante o maior período em 2023, numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, numa entidade de interesse público ou num grupo económico com um volume de negócios igual ou superior a 400 milhões de euros. No que se refere ao IRO Award, foram considerados como elegíveis os profissionais que exerceram a sua função numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, durante o maior período no mesmo ano.

“A evolução dos mercados financeiros tem sido significativa ao longo dos últimos anos e estamos atentos ao papel crescente e fundamental que a evolução tecnológica, como a inteligência artificial, desempenha nesse contexto, impulsionando a eficiência, transparência e inovação. Perante o atual contexto económico desafiador, o grupo de nomeados desta edição destaca-se pelo contributo das organizações e dos seus líderes para a estabilidade do mercado, não deixando de considerar o papel destes na vanguarda da transformação tecnológica”, explicou Vítor Bento, presidente do Júri dos IRGAwards.

Nesta edição dos IRGAwards, num contexto de transições e transformações críticas, nomeadamente a tecnológica, potenciada pela evolução e expansão da utilização de ferramentas de inteligência artificial, a 36ª edição dos IRGAwards é dedicada ao tema ‘Upscaling human strength’. O propósito desta edição é convocar os líderes do C-Level para um diálogo sobre as potencialidades da inteligência artificial no desenvolvimento humano.

António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte, sublinhou que “a tecnologia é, como sempre foi, uma ferramenta impulsionadora para acelerar a competitividade e, ao longo do último ano, apesar de as empresas estarem expostas a novas pressões, regista-se um maior investimento na transformação e na inovação, e, esse tipo de aposta tem impacto comprovado no desenvolvimento do mercado português. É, por isso, que, nesta edição dos IRGAwards, pretendemos explorar as potencialidades da inteligência artificial impulsionando o desenvolvimento dos nossos agentes económicos e financeiros”.

A shortlist de finalistas resultantes das votações do Colégio Eleitoral, sobre os quais o júri tomará a decisão final, são os seguintes (por ordem alfabética):

Nomeados ao CEO Award:

João Manso Neto, Greenvolt
Miguel Maya, Banco Comercial Português
Miguel Stilwell d’Andrade, EDP
Paulo Macedo, Caixa Geral de Depósitos

Nomeados ao CFO Award:

Cristina Rios de Amorim, Corticeira Amorim
Maria João Carioca, Galp
Miguel Bragança, Banco Comercial Português
Rui Teixeira, EDP

Nomeados ao Investor Relations Officer Award:

Ana Fernandes, Greenvolt
Bernardo Collaço, Banco Comercial Português
Cláudia Falcão, Jerónimo Martins
Miguel Viana, EDP

Os vencedores da 36ª edição dos IRGAwards serão deliberados pelo Júri da iniciativa, composto por personalidades de reconhecida competência e idoneidade, com experiência relevante no mercado financeiro e não financeiro – Vítor Bento (presidente), Álvaro Nascimento, Ana Pinho, António Esteves, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, Isabel Furtado, João Moreira Rato, Patrícia Teixeira Lopes, Pedro Siza Vieira e Nuno Gracias Fernandes.

As personalidades e organizações vencedoras serão conhecidos na cerimónia de entrega de prémios, que se realiza dia 22 de maio, em Lisboa.

Ler Mais