De lucros de 20% a prejuízos na ordem dos 35%: Choque nos mercados das criptomoedas chega a Portugal

O mercado das criptomoedas está a sofrer um choque significativo, sendo que no espaço de sete meses, os ativos que o compõem já sofreram perdas na ordem dos 70%.

Um investidor, em declarações ao ‘PÚBLICO’ sob a condição de anonimato, explicou que entrou neste mercado pela primeira vez em maio de 2021, quando este se apresentavam com uma tendência de subida.

“Sendo um activo relativamente novo e extremamente volátil, fiz questão de me informar nos canais oficiais de comunicação dos projectos de criptomoedas que achei mais interessantes e reputados. Fazendo uma análise atenta de quem são as pessoas que lideram e influenciam esses projectos, quem são os investidores e em que termos funcionam os modelos de governação das moedas, acaba por se mitigar muito do risco inerente a este tipo de investimentos.”

O investimento inicial foi de 1.000 euros distribuídos por sete criptoativos, incluindo a Bitcoin, mas no espaço de semanas esse investimento desvalorizou “abruptamente” e passou a valer cerca de 700 euros.

“Tinha decidido investir num [pico] máximo, quando mais facilmente se previa uma desvalorização dos activos do que a continuação desse ímpeto. Ganância da minha parte? Talvez”, admitiu `publicação, mas explica que essa desvalorização não o desmotivou e já voltou a reforçar o portefólio.

“Não invisto com uma visão a curto prazo. Só tenciono liquidar a totalidade dos meus investimentos daqui a 10 ou 15 anos, talvez mais.”

Atualmente, de lucros de 20% que chegou a registar no ano passado, já segue com um prejuízo de cerca de 35% admitindo já ter perdido “alguns milhares de euros”, apesar de serem perdas muito reduzidas face às registadas a nível global.