Covid-19: Versões atualizadas da vacina protegem contra nova variante ‘mutante’. Estão prestes a ser aprovadas

A versão atualizada da vacina da Moderna contra a Covid-19 confere proteção face a uma das novas variantes do coronavírus que mais preocupa médicos e epidemiologistas, a BA.2.86, também conhecida como ‘Pirola’.

De acordo com os últimos estudos elaborados pela empresa, a vacina aumenta os anticorpos no sistema imunitário contra essa variante em nove vezes, segundo adiantou a Moderna em comunicado, a dar conta dos resultados dos ensaios clínicos.

A BA.2.86 está debaixo de olho atento das autoridades de saúde mundiais devido às várias mutações que apresenta, e que aumentam as probabilidades de que se transmita mais facilmente.

De acordo com a mais recente avaliação de risco do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), ainda é cedo para saber o quão transmissível realmente é esta nova variante, ou se causa sintomas mais severos do que outras estirpes anteriores. No entanto, o mesmo organismo admite a possibilidade de esta variante ter maior capacidade de infetar pessoas já com imunidade pré-existente, relativa a vacinas ou anterior inoculação, do que outras linhagens anteriores.

O mês passado, a empresa anunciou que ensaios clínicos revelaram a eficácia desta versão da vacina contra as variantes EG.%, ou Eris, em circulação em Portugal, ou a FL.1.5.1, sendo que os resultados foram partilhados com os organismos reguladores e autoridades de saúde.

É expectável, segundo adianta a Fortune, que seja aprovada pela FDA, a autoridade do medicamento norte-americana, e que também recebe depois o ‘selo’ de aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Pelo mesmo caminho seguirá a vacina atualizada da Pfizer/BioNTech, que revelou “forte resposta neutralizadora dos anticorpos” contra a variante BA.2.86 da Covid-19.

Segundo a NBC, as aprovações dor reguladores de medicamentos podem começar já a surgir até ao final desta semana, a tempo de ajudar nos esforços de combate à doença na campanha de vacinação para o outono/inverno.

Ler Mais