Covid-19: Países da UE destroem 4 mil milhões de euros em vacinas desperdiçadas

Após final da emergência de saúde global da Covid-19, é tempo de olhar ao que falhou no combate à pandemia e o desperdício de vacinas parece ser ainda um aspeto a necessitar de ajustes. Foram deitadas fora pelo menos 250 milhões de dosas das vacinas contra o coronavírus, num custo estimado para os contribuintes europeus de 4 mil milhões de euros.

Os dados são avançados pelo Politico e revelam que os países da UE descartaram em média 0,7 vacinas por cada membro da sua população.

Desde o final de 2020, que viu as primeiras vacinas contra a Covid-19 serem aprovadas, que os 27 receberam 1,5 mil milhões de doses da inoculação (o que equivale a mais de três para cada pessoa na Europa), mas a realidade é que centenas de milhões de vacinas estão agora em aterros sanitários em todo o continente.

Segundo a análise, a Estónia é o país com mais doses de vacina desperdiçadas por habitante (1,1), seguida pela Alemanha (0,98), Eslovénia (0,64), Países Baixos (0,91), Itália (0,83) e Áustria (0,82). Portugal está do lado dos que menos doses desperdiçara (0,33), apenas acima da Dinamarca (0,31), Bélgica (0,3), Bulgária (0,3) Espanha (0,29) e Irlanda (0,16).

Olhando a números brutos, a história é diferente: Alemanha é campeã de desperdício de vacinas, com mais de 83 milhões de doses deitadas fora. Itália ocupa o segundo lugar com quase 50 milhões de doses d vacina contra a Covid-19 a acabarem no lixo, e os Países Baixos estão no terceiro posto (16,2 milhões de doses).

Neste caso, o nosso país surge a meio da tabela, com um total de 3,5 milhões de doses desperdiçadas. Os territórios com menos doses desperdiçadas foram o Luxemburgo (473.763) Irlanda (850.000), Estónia (1,49 milhões) e Dinamarca (1,8 milhões).

Acresce a realidade que os números estão subestimados, já que não é fácil descobrir quantas vacinas de facto acabaram no lixo, já que vários Governos, como o francês, recusam revelar a escala real de desperdício. Também Letónia, Polónia, República Checa, Hungria e Grécia não forneceram dados sobre as vacinas que não foram administrada a tempo ou inutilizadas.

Os números permitem também fazer uma comparação da proporção de vacinas desperdiçadas, perante o total recebidos por cada país.

Por exemplo, a Lituânia desperdiçou praticamente 50% das doses que recebeu, a Eslováquia 37%, a Roménia 36%, a Alemanha 34%, a Estónia 33% e Itália 31%.

Neste aspeto, Portugal volta a surgir no final da tabela: Foram desperdiçadas menos de 10% das doses de vacina recebidas no nosso País, que só é ultrapasso nesta ‘eficiência’ por Espanha (6% de desperdício) e Irlanda (5%).

Ler Mais