Covid-19. OMS diz que são precisos 300 mil milhões de dólares para vacinas, testes e tratamentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que são necessários mais de 300 mil milhões de dólares para testes, o desenvolvimento de vacinas e outros tratamentos para combater a pandemia do novo coronavírus. O aviso foi feito na véspera de uma angariação de doações.

A OMS e os seus parceiros anunciaram, no final de Abril, uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo aos tratamentos e vacinas contra a Covid-19, e para lhe pagar «31,3 mil milhões de dólares nos próximos 12 meses», disse num comunicado, citado pela agência “France-Presse” (AFP).

França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, União Europeia, a fundação Gates, a Comissão Europeia e a União Africana são alguns dos parceiros desta iniciativa da OMS, lançada a 24 de Abril pela OMS, que terá, na segunda-feira, 4 de Maio, a primeira reunião, online de angariação de fundos.

Recorde-se que o director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse ontem que prevê que haja uma vacina para a Covid-19 «dentro de um ano», fazendo notar que existe um ensaio em «fase avançada».

Neste momento, a pandemia do novo coronavírus já provocou 487.274 óbitos e infectou 9,6 milhões em todo o mundo desde Dezembro, segundo um balanço da agência AFP, feito a partir de dados oficiais.