Covid-19: Nova variante com 40 mutações ameaça o Reino Unido

Variante da Covid-19 que ganhou grande força nos EUA, e que chegou a deixar especialistas e responsáveis de saúde pública em alerta em todo o mundo, a BA.2.86 (sub-linhagem da Ómicron conhecida como ‘Pirola), já está na Europa e está a espalhar-se lentamente no Reino Unido.

A disseminação desta variante é preocupantes, escreve o Daily Mirror, porque ainda há cerca de 17 milhões de ingleses que ainda não receberam o reforço das vacinas Covid-19 de outono, apesar de serem elegíveis para tal.

O programa de vacinação, aliás foi antecipado em três semanas apos a descoberta no país da variante que tem 40 mutações quando comparada com a estirpe mais comum.

Ou seja, com o inverno a espreitar, mais de metade da população elegível para vacinação Covid-19 no Reino Unido não recebeu o reforço.

Recorde-se que esta variante gerou alarme por, segundo estudos iniciais, ter maior capacidade do que sub-linhagens anteriores de contornar a proteção conferida pelas vacinas, sendo que depois se veio a verificar que não era tão transmissível como se pensava.

Entretanto, a FDA, regulador do medicamento nos EUA, já aprovou versões atualizadas da vacina contra a Covid-19 que protegem contra a variante ‘Pirola’.

Ler Mais