Contra o sono ao conduzir: saiba como são e como funcionam os detetores de fadiga nos carros

Até 20% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono, indicou a Sociedade Espanhola da Sono, citado pelo jornal ‘El Economista’: para aumentar a segurança, algumas marcas automóveis instalaram detetores de fadiga nos respetivos veículos para auxiliar na condução. De acordo com a Fundação CEA (Comissário Europeu do Automóvel), até 70% dos condutores espanhóis já sofreram em algum momento de sonolência ao volante e quase 60% tiveram microsonhos.

Para aliviar este perigo ao volante, a União Europeia quer que os carros nos ajudem durante a condução para reduzir o número de acidentes. E como pode ser feito? Através de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), sobretudo o Sistema de Deteção de Sonolência e Distração (também chamado de Sistema DDR), que é obrigatório em carros recém-homologados desde julho de 2022.

O que é o sistema DDR?

O Sistema DDR é um assistente eletrónico responsável por evitar que o motorista tenha distrações causadas por sonolência ou cansaço. Além de detetar se o motorista está a adormecer ao volante, o veículo envia um alerta ao motorista para evitar maiores danos.

Funciona a partir de um sensor no volante que analisa a pressão das mãos do motorista e se há correções constantes ou repentinas. O controlo de estabilidade (ESP) também é frequentemente usado para calcular mudanças no ângulo de direção. Se o seu veículo tiver câmara frontal, vai ler as linhas da estrada e analisar se conduz em cima delas.

Alguns sistemas mais avançados incluem uma câmara de reconhecimento facial cuja função é registar os movimentos da cabeça e dos olhos e analisar se há um piscar excessivo, a direção do olhar ou mesmo expressões de cansaço. A Volvo, por exemplo, já inclui esta tecnologia nos seus automóveis desde novembro de 2022, que também emite um alerta se olharmos muito para o ecrã de infoentretenimento ou se estivermos ao telemóvel. Além disso, deteta há quanto tempo o motor está a funcionar e também emite um aviso se estiver a trabalhar há muito tempo. No novo Mercedes Classe E , por exemplo, uma câmara infravermelha monitoriza o olhar do motorista.

Há sistemas mais curiosos, como o da Ford, no Brasil: o SafeCap, um boné que possui vários sensores que detetam se está a ocorrer uma queda na atenção do motorista. Nessa altura, o boné envia uma séria de sinais vibratórios, visuais e sonoros que fazem o motorista recuperar a concentração e decidir fazer uma pausa para descansar.

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