Commerzbank lucra 133 ME no 1.º trimestre invertendo prejuízos de há um ano

O Commerzbank, segundo banco comercial da Alemanha, parcialmente nacionalizado, registou lucros de 133 milhões de euros no primeiro trimestre, revertendo o prejuízo de 291 milhões de euros de há um ano, quando constituiu provisões devido à pandemia.

As receitas totais subiram para 2,492 mil milhões de euros, nos primeiros três meses do ano, aumentando 34,6%, enquanto a receita líquida de juros caiu 5%, para 1,254 mil milhões de euros, e as receitas de comissões aumentaram para 8,5% para 951 milhões de euros.

No mesmo período, o valor dos ativos e obrigações financeiras apresentaram um resultado positivo de 360 milhões de euros, que contrasta com a perda de 304 milhões de euros no primeiro trimestre do ano passado.

“Alcançamos alguns marcos importantes na nossa transformação e lançámos projetos estratégicos importantes. Agora estamos a implementar esses projetos”, afirmou o novo CEO do Commerzbank, Manfred Knof, na apresentação dos resultados.

O banco, que deve cortar 10 mil empregos até 2024, reduziu as provisões para incumprimento de empréstimos para 149 milhões euros, face aos 326 milhões de euros de há um ano atrás, quando eram mais gravosas as previsões quanto ao número de clientes sem capacidade de pagar os empréstimos devido à pandemia.

Os custos operacionais, no período em análise, reduziram 2,3%, embora com despesas de reestruturação de 465 milhões de euros, e o lucro operacional subiu para 538 milhões, em comparação com o prejuízo de 278 milhões de euros um ano antes.

O Commerzbank prevê este ano aumentar as receitas, previsões dependentes de se manter a carteira de empréstimos do banco polaco mBank em francos suíços.

Ler Mais





Comentários
Loading...