Comendador Rui Nabeiro: Há um ano o país perdeu o homem, mas não o seu legado. Recorde a história do “Sr. Café”

Há precisamente um ano, o país perdeu uma das figuras mais consensuais e acarinhadas do panorama empresarial português. Natural de Campo Maior, Rui Nabeiro faleceu a 19 de março de 2023, aos 92 anos. Recorde alguns momentos e frases marcantes do “Sr. Café”.

Construiu um império que foi muito para além do café e dos negócios, fez da comunidade a sua família e viveu para os outros. Rui Nabeiro foi um exemplo para os empresários portugueses e além fronteiras, e deixou a sua assinatura no livro de honra das personalidades portuguesas da história.

Começou muito jovem a trabalhar na torrefação de café da família. Aos 13 anos ajudava a mãe numa pequena mercearia e o pai na torra do café. Aos 19 anos assumiu a direção da Torrefacção Camelo, Lda e, em 1961, cria a Delta Cafés, marca que evolui com o tempo até se tornar, em 1988, Grupo Nabeiro, acrescentando investimentos no ramoa grícola e vitivinicola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria.

Em entrevista à Executive Digest, o comendador confessou que a Delta é “uma marca muito querida para o nosso consumidor e para todos nós e é uma marca que fez marca, fez diferença. Não é uma marca para vender, é uma marca que criou e é criador”. Durante a sua história, a Delta foi alvo de muito interesse de investimento externo, o que tornou célebre uma das frases de Rui Nabeiro: “A Delta é como um filho e os filhos não se vendem, criam-se”. E que bem que ela cresceu.

Rui Nabeiro sempre foi reconhecido pela sua relação própria com os trabalhadores e da comunidade, e confessou à Executive Digest que “estas coisas de fazer o bem têm que ser naturais. É quem é e não quem quer ser. Desde criança que servi, sempre.” Sublinhou ainda que gostava de Gosto de visitar as pessoas que começaram a trabalhar com ele há 30 ou 40 anos, famílias de três, quatro e cinco pessoas.

Em 2018, durante a 11.ª Conferência da Marketeer, Rui Nabeiro foi questionado se era “viciado” em dar, ao que o comendador respondei, sem rodeios, que não é um vício, mas sim uma obrigação moral. E corrige o termo “dar”, que considera muito forte, por “distribuir”. Lembra ainda que “quem semeia, colhe. Mesmo que não chova”.

 

Um percurso reconhecido pela sociedade

Durante o seu reconhecido percurso de vida, Rui Nabeiro foi também presidente da Câmara de Campo Maior (em 1972 e entre 1977 e 1986), e presidente do Sporting Clube Campomaiorense.

Em reconhecimento ao seu mérito empresarial, foi-lhe atribuído o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, pelo Presidente da República Mário Soares, a 9 de junho de 1995, e em janeiro de 2006 foi novamente distinguido, desta vez como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

É ainda doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, que em 2009 instituiu a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade, e em 2012 novo doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, atribuído pela Universidade Lusófona

Foi distinguido além fronteiras, em Espanha, por recomendação do Rei, com a Comenda da Ordem de Isabel a Católica. Um ano depois foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

O empresário foi também distinguido com o prémio Mérito e Excelência na 26ª gala dos Globos de Ouro da SIC. O fundador do Grupo Nabeiro recebeu o prémio das mãos de Francisco Pinto Balsemão, Chairman do Grupo Impresa, e sublinhou durante o seu discurso que esta distinção era dedicada “a quem está ao meu lado, a minha família, a família da nossa terra, a família do nosso país”. A organização destacou o trabalho desenvolvido pelo empresário em recolher ao longo dos anos e distribuir por quem está à sua volta, atestando que aquilo que tem hoje para distribuir, seja pelo trabalho ou pelo exemplo, tem o mérito de poder chegar a qualquer parte do mundo.

Em 2022, foi distinguido pela Human Resources Portugal com o “Prémio Carreira”, atribuído na 11.ª edição dos Prémios Human Resources.

Capa Executive Digest (novembro 2018)

Na despedida, o Primeiro-Ministro, António Costa, recordou Rui Nabeiro como um empresário e um homem “irrepetível”, reconhecendo que tinha “uma grande visão”. Assumiu que é “um momento de grande tristeza” para todos os que se cruzaram e conheceram comendador, assim como para toda a vila de Campo Maior.

“Teve uma grande visão, com enorme preocupação com todos os que trabalhavam com o grupo Delta. Tive o privilégio de poder verificar como sabia exatamente o nome de cada um dos funcionários e funcionárias”, recordou António Costa, que referiu que Nabeiro era “um homem encantador”.

“Cada um de nós é irrepetível, e o comendador Nabeiro é irrepetível”, assinalou o primeiro-ministro nas cerimónias fúnebres do empresário.

 

Homenagens fazem-se em Campo Maior e em todo o país

Campo Maior e o país vão homenagear o Comendador Rui Nabeiro, quando se assinala um ano do seu falecimento.

As cerimónias em Campo Maior vão iniciar-se pelas 10h30, junto à estátua do Comendador no centro da vila, com o descerrar de uma frase evocativa do seu legado. Seguem-se os discursos de Luís Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e de João Manuel Nabeiro, Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés. Às 12h00 é celebrada uma Missa na Igreja Matriz de Campo Maior.

Para além das celebrações em Campo Maior, realizam-se em todo o país várias missas a recordar um ano de falecimento do Comendador.

 

Açores

19h00 | Igreja Nossa Senhora das Neves (São Miguel)

 

Aveiro

08h30 | Sé Catedral de Aveiro

 

Beja

19h00 | Igreja do Salvador

 

Braga

19h00 | Igreja de Sequeira

 

Bragança

19h00 | Igreja de São João Bosco (Salesianos de Mirandela)

 

Castelo Branco

19h00 | Igreja Matriz de São José Operário

 

Coimbra

09h00 | Igreja de Santa Cruz

 

Évora

18h30 | Igreja Nossa Senhora de Fátima

 

Faro

18h00 | Igreja Matriz de Portimão

19h00 | Igreja São Luís (Faro)

 

Leiria

12h15 | Igreja do Espírito Santo

 

Lisboa

17h00 | Igreja de Santa Margarida (Albarraque)

18h00 | Igreja de S. Bartolomeu do Beato

19h30 | Igreja de São Pedro (Torres Vedras)

 

Madeira

08h30 | Igreja Paroquial do Caniço

 

Porto

09h00 | Igreja da Areosa

 

Santarém

11h00 | Igreja de Nossa Senhora da Piedade

 

Setúbal

18h30 | Igreja de Santa Maria (Santo André)

19h00 | Igreja Nossa Senhora da Anunciada

 

Viseu

18h30 | Igreja Paroquial de São José

 

Ler Mais