Cientistas chineses descobrem oito vírus nunca vistos, incluindo um ‘familiar’ da Covid: podem infetar humanos, alertam

Cientistas chineses descobriram vírus nunca vistos numa ilha tropical, tendo alertado que podem infetar humanos: os investigadores encarregados de preparar o mundo para uma futura pandemia recolheram quase 700 amostras de roedores que vivem em Hainan, perto da costa sul da China – oito novos vírus, incluindo um pertencente à família da Covid, são agora alvo de análise num projeto científico financiado pelo Governo chinês.

De acordo com os especialistas, os patógenos descobertos têm “alta probabilidade” de infetar humanos caso cruzem a barreira das espécies, garantindo ser necessárias mais experiências para determinar quais poderiam ser os efeitos nos humanos. O resultado das descobertas foi partilhado na revista científica ‘Virologica Sinica’, o braço editorial da Sociedade Chinesa de Microbiologia.

No estudo, foram analisados 682 esfregaços a vários roedores capturados em Hainan entre 2017 e 2021: as amostras foram enviadas para laboratórios para serem examinadas. A análise revelou uma série de novos vírus ‘novos’, incluindo um coronavírus que os especialistas apelidaram de CoV.HMU-1, um betacoronavírus, um subgénero do coronavírus.

Os cientistas também encontraram vários novos patógenos em outros grupos de vírus, que incluíam dois novos pestivírus, relacionados com a febre amarela e a dengue, um novo astrovírus, uma família de vírus que causa infeções, dois novos parvovírus, que podem causar sintomas semelhantes aos da gripe, e dois novos papilomavírus, uma família de patógenos que podem causar verrugas genitais e cancro.
“Os resultados expandem o nosso conhecimento sobre a classificação viral e a gama de hospedeiros e sugerem que existem vírus altamente diversos e não descobertos que evoluíram independentemente nos seus hospedeiros selvagens únicos em áreas inacessíveis”, salientaram os cientistas. “Se esses vírus cruzarem a barreira do hospedeiro, é altamente possível que causem zoonose.”