Cidades russas de Shebekino e Grayvoron atacadas por grupos armados com ligações a Kiev: Kremlin relata “invasão ucraniana”

O Corpo de Voluntários Russos, assim como a Legião da Liberdade para a Rússia – os dois grupos armados que reivindicaram um ataque na região russa de Belgorod, no final de maio – anunciaram esta quinta-feira terem realizado novas incursões em território russo. “A segunda fase prometida pelo comandante do Corpo de Voluntários Russos começou”, anunciou um dos grupos na rede social ‘Telegram’.

De acordo com o Corpo de Voluntários Russos, o ataque teve como alvo a cidade de Shebekino, na região de Belgorod, a escassos metros da fronteira com a Ucrânia.

Segundo o autarca de Shebekino, Valentin Demydov, muitos residentes tiveram necessidade de fugir da cidade devido aos constantes bombardeamentos ucranianos.

Já a Legião da Liberdade para a Rússia publicou nas redes sociais um vídeo que terá sido gravado em Grayvoron, na região de Belgorod, a cerca de 80 quilómetros de Shebekino, indicando que pretende “libertar toda a Rússia, de Belgorod a Vladivostoque”.

A Rússia anunciou que utilizou caças de combate e artilharia para impedir uma tentativa de invasão na região de Belgorod, mas atribuiu essa ofensiva às tropas ucranianas. “Unidades ucranianas com até duas companhias de infantaria motorizadas e reforçadas com tanques tentaram invadir o país”, indicou o Ministério da Defesa russo.

Ler Mais