De peixe comprado nas lotas a azeite 100% português: Mercadona aumentou em quase 50% o volume de compras a fornecedores portugueses

A Mercadona aumentou o volume de compras a fornecedores em 49% em 2023 face a 2022. A retalhista que conta já com 49 lojas em território nacional, comprou cerca de 1.178 milhões de euros a 1.000 fornecedores comerciais e de serviços, um valor que aumentará em 2024 com a abertura de mais 11 supermercados em Portugal.

Do peixe comprado diariamente em lotas nacionais, ao azeite 100% português, a Mercadona procura os melhores fornecedores especialistas, de Norte a Sul até às ilhas, promovendo a exportação e permitindo um crescimento partilhado e sustentável.

“De norte a sul de Portugal é possível encontrar uma vasta diversidade de produtos, desde a pera rocha do Oeste aos lácteos dos Açores… Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, ao longo destes quase cinco anos em Portugal, temos tido a oportunidade de trabalhar com excelentes fornecedores, bastante motivados e com vontade de crescer connosco”, diz Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona.

A retalhista espanhola garante que aposta no setor primário português e desenvolve com os seus fornecedores relações estáveis, de compromisso e a longo prazo, permitindo um crescimento sustentável para todos os elos da cadeia.

A Mercadona prevê terminar o ano com 60 lojas em Portugal e estar presente em 12 distritos, com destaque para a abertura em dois novos distritos durante 2024, Guarda, já no próximo dia 16 de maio, e Évora, em outubro.