Canábis gera mais um negócio multimilionário nos EUA
A produtora de canábis Trulieve, com sede na Florida, adquiriu a Harvest Health, outra empresa do setor com sede no Arizona, por um preço recorde de 1,24 mil milhões de euros.
Com este contrato, a Trulieve deixa apenas de marcar presença em seis Estados dos EUA, passando a operar em onze e tornar-se numa empresa multi-estatal dos EUA com o EBITDA ajustado mais rentável na ordem dos 388 milhões de euros ao ano.
“Comprámos a empresa líder da venda recreativa de canábis no Arizona. Foi um bom negócio”, concluiu Kim Rivers, CEO da Trulieve, em entrevista ao Yahoo Finance.
“Nesta indústria, é importante não só garantir que estamos nos mercados certos e que temos os produtos que satisfazem mais os clientes, mas que a rentabilidade reflita essa posição, e nós conseguimos isso. Triplicámos a rentabilidade este trimestre face ao anterior”, acrescentou Rivers.
Ainda recentemente, as canadianas Tilray e Aphria anunciaram a fusão entre as duas, após terem recebido a aprovação dos acionistas de ambas as empresas. Com essa operação, a nova empresa terá um valor patrimonial superior a 3,2 mil milhões de euros e controlará cerca de 17% do mercado mundial de retalho de canábis.
O negócio da Trulieve e da Tilray mostram que o setor da canábis está bastante ativo.