Bitcoin perde o chão e cai abaixo dos 19 mil dólares. Queda arrasta outras criptomoedas no caminho

Os mercados de criptomoedas continuam a ser altamente prejudicados pelo atual clima de receios macroeconómicos e pela crise de liquidez entre as empresas do setor, e esta quinta-feira a Bitcoin chegou a negociar abaixo dos 19.000 dólares

Fonte: CoinDesk

Segundo dados da CoinDesk, por volta das 8h30 da manhã, a moeda digital seguia perto dos 19.400 dólares, mas um pouco antes das 10h30 chegou a negociar a 18.954 dólares. Os dados da plataforma revelam ainda que o ativo já recuou 58% só este ano e já perdeu mais de 70% face ao máximo recorde de 68.990,90 dólares alcançado em novembro de 2021.

Yves Longchamp, responsável de investigação do SEBA Bank, disse em declarações à ‘CNBC’ que “a Bitcoin continua a estar sob pressão, assim como outros ativos estão. A junção de inflação elevada, com taxas de juro crescentes e recessão pesa sobre as criptomoedas”.

Outras criptomoedas como a Ethereum e a Solana também estão a registar quedas acentuadas na casa dos 10% na sessão desta quinta-feira.

Cotação Etherum. Fonte: Coin Desk
Cotação Solana. Fonte: CoinDesk

No entanto, a publicação dá conta de que não são só estes ativos que estão a ser pressionados: o índice norte-americano S&P 500 está a caminho de registar o pior primeiro semestre desde 1970. A inflação é um dos grandes receios dos investidores, pois está a forçar os bancos centrais a aumentar as taxas de juro e, consequentemente, a impulsionar receios de inflação nos EUA e outros países.