Banco Mundial alerta que guerra na Ucrânia é uma catástrofe económica
David Malpass, Presidente do Banco Mundial disse que a guerra na Ucrânia é uma “catástrofe” para o mundo e pode prejudicar o crescimento económico.
Em declarações à ‘BBC’, David Malpass acrescenta que “a guerra na Ucrânia veio numa má altura para todo o mundo porque a inflação já estava a subir”. No entanto, a principal preocupação para o líder é a perda de vidas humanas.
Apesar de a guerra ser na Ucrânia, o impacto económico chega a vários pontos do mundo e o aumento dos preços globais da energia vão “atingir particularmente os países mais pobres, assim como a subida da inflação”.
A Rússia é dos maiores fornecedores de energia, fator que está a afetar particularmente a Europa Ocidental.
Os preços da alimentação também estão a subir com as tensões, uma vez que tanto a Rússia como a Ucrânia são grandes produtores no setor da alimentação. Os ucranianos são os maiores produtores mundiais de óleo de girassol e os russos ocupam o segundo lugar na tabela, segundo a S&P Global Platts. Em conjunto representam 60% da produção global desse recurso.
Também em conjunto representam 28,9% das exportações globais de trigo, segundo o JP Morgan. Os preços do trigo têm negociado a máximos de 14 anos.
“Não há forma de os países se ajustarem de forma suficientemente rápida à perda do abastecimento da Ucrânia e da Rússia, e isso pressiona os preços”, salienta David Malpass em declarações à ‘BBC’.