Ativistas pintam de vermelho obra de Picasso exposta no CCB: veja o vídeo do momento

Dois jovens ativistas do Climáximo vandalizaram, esta sexta-feira, um quadro de Pablo Picasso no CCB, tendo-se depois colado ao chão diante da obra. Veja o vídeo do momento.

 

A obra em questão é o “Femme dans un fauteuil”, de Pablo Picasso, um dos quadros mais valiosos do acervo do Museu do Centro Cultural de Belém, avaliado em cerca de 18 milhões de euros.

A PSP foi chamada ao local, sendo que o museu está temporariamente fechado – de acordo com fonte do museu, o quadro está protegido por um acrílico.

Em comunicado, a Climáximo revelou que a ação faz parte do protesto contra a “crise climática, uma guerra declarada às pessoas, conscientemente, por governos e grandes empresas emissoras”.

“Em Espanha sofrem-se já perdas de colheitas cada vez mais catastróficas para a segurança alimentar das pessoas. Estamos a falar de fome patrocinada por empresas petrolíferas, com planos de expandir a sua infraestrutura de morte”, frisou Leonor Canadas, porta-voz do coletivo ambiental.

“Precisamos de toda a gente, em todo o lado, a toda a hora, a tornar impossível esta falsa sensação de paz. Vivemos uma normalidade em que os Governos e empresas emissoras já nos estão a matar às centenas de milhar todos os anos com a crise climática. Temos de, como sociedade, parar esta guerra”, indicou.

Três detidos devido a corte de estrada em Lisboa por jovens do Climáximo

Ativistas do grupo Climáximo estilhaçam fachada de vidro da sede da REN

Jovens ativistas cortaram trânsito na Av. de Roma em Lisboa. Acabaram detidos

Ativistas que bloquearam Segunda Circular e acabaram detidos já foram libertados. Amanhã vão a tribunal

Ler Mais