Aprovação do governo de Bolsonaro chega aos 41%. Há quase dois anos que não tinha tantos brasileiros do seu lado
A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 41%. A última vez que a taxa ficou acima de 40% foi em fevereiro de 2019. Os dados são do último inquérito do projeto brasileiro Exame/Ideia, divulgados esta sexta-feira.
No último levantamento, feito há um mês, a avaliação positiva estava em 38%. Paralelamente, o nível de desaprovação diminuiu três pontos percentuais, passando de 34% para 31%.
Já aqueles que não aprovam nem desaprovam o governo de Bolsonaro constituem 27% dos inquiridos. Apenas 1% respondeu que “não sabe” se o Presidente brasileiro está a fazer um bom trabalho.
De acordo com o Exame/Ideia, a taxa de aprovação de Jair Bolsonaro só ficou acima de 40% em fevereiro de 2019, quando 45% dos brasileiros aprovaram a maneira como o Presidente governava.
Depois, o valor foi caindo gradualmente, até atingir 20% em maio, altura que coincidiu com o agravamento no número de casos e de mortes por covid-19 no país.
O inquérito também questionou a forma como os cidadãos brasileiros avaliavam o governo do presidente até agora. Os resultados são semelhantes ao nível de aprovação – 41% considera “ótimo/bom” e 31% dos inquiridos considera “mau/péssimo”.
Na sondagem do projeto brasileiro Exame/Ideia foram inquiridas 1200 pessoas entre os dias 16 e 19 de novembro.