Apresentador americano investiu 100 dólares por mês aos 20 anos. “Guardei esse dinheiro tornei-me milionário”
O apresentador de televisão norte-americano Jim Cramer acredita que as pessoas na faixa dos 20 anos não têm desculpa para investir o seu dinheiro, e que é preciso “disciplina” para manter um plano de investimento, não de mais dinheiro.
Durante nove meses, nos seus 20 e poucos anos, Jim Cramer viveu no seu carro mas, mesmo assim, continuou a investir 100 dólares (cerca de 95 euros à taxa de câmbio atual), o que fez com que, com o tempo, se tornasse milionário, disse o próprio na ‘CNBC’, onde apresenta o programa “Mad Money”.
“Coloco 100 dólares no Fidelity Magellan Fund todos os meses”, disse Cramer. “Eu costumava dizer: O meu seguro do carro é caro. O aluguer da casa também é cara, mas agora posso poupar no aluguer”, ironizou.
O facto de ter começado a poupar desde cedo fez com que conseguisse aumentar o valor dos investimentos que fazia a cada mês e, aos 45 anos, tinha uma fortuna avaliada em 1,4 milhões de euros (1,5 milhões de dólares)
Cramer recomenda que os jovens dediquem uma percentagem do que ganham para investir, seja no mercado de ações, seja em ações individuais ou fundos. “Basta manter a consistência”, aconselha.
Agora, ao pensar na sua faixa dos 20 e poucos anos, Cramer diz: “Eu guardei esse dinheiro… e isso tornou-me milionário”.