Água engarrafada ou da torneira? Veja a surpreendente diferença de custos (e a poupança que chega a milhares de euros por ano)

As preocupações com sustentabilidade e o custo de vida, perante o aumento da inflação , estão cada vez mais na ordem do dia, juntando o ‘útil ao agradável’ e, no âmbito do consumo, por vezes esquecemos escolhas muito simples que podem significar poupanças de até milhares de euros por ano. Um exemplo disso? optar por água da torneira em vez de água engarrafada.

Segundo indica um estudo da Selectra, especialista em tarifas de energia,, a água da torneira em Portugal é incrivelmente económica e custa, em média, 0,0017 euros, o que a torna até 99% mais barata do que a água engarrafada,

Por exemplo, se consumir 50 litros de água engarrafada por mês, e mudar para a torneira, a poupança chega a 19,91 euros por mês, ou 178,93 euros por anos. Mas, se olharmos a um consumo de 1000 litros mensais, por exemplo, a mudança para a água da torneira (em vez de engarrafada) resulta numa poupança mensal de mais de 298 euros por mês, e de mais de 3500 euros por ano.

Veja a tabela abaixo com os valores que pode poupar com esta alteração:

 

Dicas para poupar água
As atividades do quotidiano e as fugas de água podem aumentar o nosso consumo de água se não tomarmos precauções e consciência, por isso, aqui ficam algumas dicas que permitirão uma mudança notória na redução do consumo de água.

– Utilize as máquinas de lavar na sua capacidade máxima
Opte pelos programas económicos das máquinas de lavar roupa e loiça, utilizando-as apenas quando estiverem completamente cheias.

– Evite os programas com pré-lavagem
A não ser que as peças estejam visivelmente sujas, não é necessário pré-lavar a sua roupa e as loiças, já que os programas de lavagem normal são suficientemente potentes para deixarem as peças limpas e sem nódoas.

– Tenha cuidado com as descargas do autoclismo
Sabia que uma simples descarga de autoclismo pode gastar entre 10 a 15 litros de água? Isto significa que ao final do dia pode ter dispensado cerca de 100 litros nesta tarefa tão banal, um valor que se aproxima bastante à média mundial de consumo de água diário.

– Instale sensores de humidade nos sistemas de rega automáticos
Um sistema de rega automático no jardim pode ser um excelente aliado para poupar nas suas faturas, mas é necessário que seja utilizado corretamente.

– Controlo apertado com os gastos
Por fim, faça uma gestão mais controlada das leituras do seu contador, de modo a poder controlar os dados de consumo e o valor das suas faturas mensais.

Ler Mais