Adidas lança novos tecidos feitos com plástico retirado dos oceanos
A conhecida marca desportiva Adidas, vai lançar novos tecidos feitos a partir de poliéster reciclado e resíduos plásticos marinhos, expandindo assim a sua linha sustentável que se espera ter tanto sucesso como a do calçado associado à iniciativa ‘Parley for the Oceans’, de acordo com a Reuters.
Em 2015 a Adidas aliou-se à Parley, aumentando gradualmente a produção de calçado através da utilização de plástico retirado das praias e regiões costeiras, com o objectivo de produzir mais de 11 milhões de pares de sapatos em 2019.
A ‘Ellen MacArthur Foundation’, uma instituição de cariz solidário que promove a mudança da economia para um modelo circular que elimina o desperdício, indica que menos de 1% do material utilizado nas roupas é reciclado, traduzindo-se numa perda de mais de 100 mil milhões de dólares em materiais, por ano.
A Adidas vai continuar a produzir sapatos e roupas da marca Parley, em plástico marinho, em 2020 e vai também lançar o tecido ‘Primeblue’, que é composto por resíduos marinhos Parley utilizados depois em linhas já existentes, como os populares sapatos Ultraboost.
No total, a Adidas vai produzir entre 15 a 20 milhões de pares de sapatos, utilizando plástico marinho, em 2020.
O custo do poliéster reciclado é 10% superior ao do material virgem, contudo a empresa alemã quer reduzir esse preço para que mais consumidores tenham possibilidades financeiras de optar por produtos sustentáveis.
«É uma questão de tempo, de escala e de volume, estamos a tentar gerir essa situação», disse à Reuters James Carnes, vice-presidente de estratégia de marca da Adidas.
A Adidas deseja que mais de metade do poliéster utilizado seja reciclado em 2020, aumentando em 100% até 2024.
Para além da iniciativa de plásticos marinhos, a Adidas vai começar a rotular produtos feitos de poliéster 100% reciclado, de outras fontes como a ‘Primegreen’, no final do ano.
A empresa alemã referiu também que ia tentar produzir mais produtos com tecidos sustentáveis, em conjunto com parceiros desportivos americanos, como a Major League Soccer e a National Hockey League.