1409 professores reformam-se em Dezembro. É o número mais alto desde 2014

Há seis anos que não se via tantos professores portugueses a passar à reforma: no próximo mês de Dezembro, serão 1409 os docentes do ensino público que deixarão de leccionar. Segundo avança o jornal Público, com base numa lista divulgada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), o vencimento líquido dos professores envolvidos nesta onda de reformas ronda os 1400 euros.

O número de docentes reformados ultrapassa as previsões divulgadas pelo Ministério das Finanças por altura das negociações com os sindicatos sobre a recuperação do tempo de serviço. Em Abril do ano passado, lembra o Expresso, o ministério apontava para a reforma de apenas 999 professores em Portugal.

Os 1409 apontados representam, ainda assim, um número significativamente inferior ao verificado em 2013, quando cerca de 4600 professores passaram à reforma. Na altura, registou-se uma corrida às reformas antecipadas explicada em parte com a vontade de escapar aos cortes que estavam a caminho, explica ainda a mesma publicação. Até 2023, deverão reformar-se 12.329 professores em Portugal.






Comentários
Loading...