New York Times: “Portugal merece admiração”

O jornal americano The New York Times fez um artigo, no qual analisa a forma como Portugal e Espanha, vizinhos e eternas nações «irmãs», têm combatido o novo coronavírus. A publicação diz que Portugal “saiu-se muito melhor” do que a Espanha e um médico ouvido pelo autor do texto afirma mesmo que o nosso país “merece admiração”.

Na análise feita pelo jornal impõem-se questões como: ‘porque se espalhou o vírus tão rapidamente em Espanha?’ ou ainda, ‘embora tenham mais de 13 mil casos, a situação parece estar a estabilizar?’ O artigo sublinha «sem dúvida» que a resposta do governo espanhol ao vírus se complicou devido à «natureza confusa» do sistema político.

O governo espanhol de Pedro Sánchez, não actuou rapidamente, fazendo com que os números se descontrolassem, pode ler-se no artigo. O caso espanhol converteu-se «num exemplo doloroso da tendência de um governo após o outro a ignorar as experiências de outro países onde o vírus já atacou», refere a publicação.

Quando compara o caso português com Espanha, o jornal adianta que apesar de existir uma longa fronteira terrestre a separar os dois países, Portugal tem-se saído «muito melhor». Fernando Rodríguez Artalejo, epidemiologista e professor universitário, diz que apesar de António Costa alertar para a possibilidade de o cenário piorar,“Portugal merece admiração”. “Acho que eles agiram de forma eficiente e ao mesmo tempo que nós, mas numa altura em que a epidemia não era tão generalizada”, sublinhou.

A chave para este sucesso, aponta o jornal, está no executivo português que até em Espanha tem sido elogiado. Ambos os países possuem um governo socialista, porém, a oposição em Portugal mostrou-se ao lado do primeiro-ministro, António Costa, contra o inimigo comum de todos: o coronavírus.

Por sua vez, em Espanha, Pedro Sánchez não conseguiu a mesma solidariedade por parte da oposição, nem sequer entre regiões, segundo o The New York Times e também a publicação digital espanhola Público. O ministro da saúde espanhol, Salvador Illa, chegou mesmo a pedir essa solidariedade em Madrid, mas com pouco impacto.

Os dois jornais falam em particular do presidente do PSD, Rui Rio, que mostrou estar ao lado do primeiro-ministro, no dia 18 de Março, na luta contra o vírus. «Conte com a colaboração do PSD, porque a sua sorte é a nossa sort», dizia na altura Rui Rio sublinhando a união necessária deste momento. Foi de seguida aplaudido pelo plenário.

No Twitter multiplicaram-se os elogios espanhóis a Portugal e as duras críticas ao governo de Sánchez, dizendo: «Tanto temos de aprender com os nossos vizinhos» ou «Viva Portugal». Também António Costa conquistou o povo espanhol após defender Espanha contra as declarações polémicas do ministro das Finanças holandês. «Bravo señor Costa», pode ler-se nas redes sociais, onde surgiram vários elogios ao primeiro-ministro português.

 

 

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...