Com os estaleiros de Viana do Castelo sobrecarregados de encomendas – incluindo a construção de seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa – e a aposta do Estado na Defesa em forte expansão, a Martifer está interessada em assumir a concessão dos estaleiros da Mitrena, atualmente sob gestão da Lisnave.
A intenção foi confirmada por fonte oficial do grupo de Oliveira de Frades ao ‘Negócios’, que aguarda a publicação do caderno de encargos para o concurso público a ser lançado pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), entidade que ficará com a tutela do espaço a partir de 2027.
Atualmente concessionária dos estaleiros West Sea, em Viana do Castelo, e da Navalria, em Aveiro, a Martifer tem na indústria naval o motor do seu crescimento, com esta área a representar já 70% da sua carteira de encomendas. Só em 2024, a divisão naval gerou receitas de 106,1 milhões de euros, num total de 264,5 milhões faturados pelo grupo, que fechou o ano com uma carteira de 695 milhões de euros. Entre os projetos em curso está a construção de navios militares, de cruzeiro e dragas, bem como a reparação de embarcações.
A mudança de tutela dos estaleiros da Mitrena da área da Economia para a das Infraestruturas resulta da decisão do Governo de não renovar a concessão com a Lisnave, cujo contrato, iniciado em 1997, termina a 31 de julho de 2027.














