O presidente francês, Emmanuel Macron, chamou a atenção na passada sexta-feira ao aparecer com uns óculos de sol aviador espelhados durante uma reunião oficial no Palácio do Eliseu, em Paris. A visão inusitada num encontro institucional de alto nível rapidamente gerou comentários tanto dos participantes quanto do público. A imagem repetiu-se hoje no Fórum de Davos, que está a realizar-se na Suíça.
BREAKING: In a stunning moment, French President Emmanuel Macron just delivered the most powerful rebuke of Donald Trump we've seen yet. This is incredible. pic.twitter.com/qSNFo5uVRB
— Democratic Wins Media (@DemocraticWins) January 20, 2026
O próprio chefe de Estado francês fez questão de esclarecer o motivo da sua escolha. “Por favor, desculpem estes óculos; é devido a um pequeno problema”, explicou Macron com naturalidade, antes de acrescentar em tom descontraído: “Tenho de usá-los por um tempo, então vocês terão de me aturar assim”. A sua aparência, que lembrava a do piloto do filme ‘Top Gun’, contrastava fortemente com a solenidade habitual do Palácio do Eliseu.
A aparição, no entanto, não foi um incidente isolado. Apenas um dia antes, na quinta-feira, Macron já havia sido visto na base aérea de Istres, no sudeste da França, a usar óculos de sol semelhantes, no estilo aviador. Naquela ocasião, a imagem também causou surpresa, levando o serviço médico do Palácio do Eliseu a oferecer uma explicação oficial. De acordo com a equipa médica presidencial, o presidente sofre de uma hemorragia no olho direito, uma condição leve, porém visível, que exige que proteja o olho da luz por alguns dias.
Growth, peace, climate.
The only way.La croissance, la paix, le climat. Restons concentrés sur nos intérêts et défis communs. pic.twitter.com/UCyh8RhxYO
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 20, 2026













