Há mais estrangeiros a trabalhar em Portugal

A população ativa está a crescer em Portugal sustentada pelo contributo significativo dos trabalhadores estrangeiros, segundo um estudo do Banco de Portugal (BdP) que integra o Boletim Económico hoje divulgado.

Segundo o BdP, 80% dos estrangeiros em idade ativa, residentes em Portugal, estavam disponíveis para trabalhar no final do primeiro semestre deste ano. Um número que supera em quatro pontos percentuais a taxa de atividade apurada entre a população portuguesa na mesma altura.

Os mesmos dados mostram que mais de 80% dos estrangeiros residentes em Portugal estão em idade ativa, contra apenas 60% dos portugueses. E no que diz respeito a qualificações, o nível médio de escolaridade dos estrangeiros continua a superar o dos portugueses.

Segundo o estudo, depois de uma queda da população ativa (população empregada e desempregada entre 15 e 64 anos) entre 2008 e 2016, esta passou a crescer a partir de 2017 e, “desde meados de 2018, a população ativa estrangeira tem permitido sustentar a evolução da população ativa em Portugal”.

“Apesar do seu peso relativo diminuto, a população estrangeira residente em Portugal tem aumentado no período mais recente e tem contribuído favoravelmente para a evolução da população ativa e do emprego”, lê-se no Boletim Económico de Outubro.

Em junho de 2019 residiam em Portugal 198 mil estrangeiros em idade ativa (3% da população neste escalão etário). A maioria, 158 mil (87%) estavam empregados.

“A população estrangeira poderá potenciar a dinâmica do mercado de trabalho nos anos vindouros”, explica o Banco de Portugal, salientando que “apesar dos fluxos migratórios evoluírem muito em linha com a situação cíclica da economia, outros fatores como os incentivos fiscais, a perceção de Portugal como um país seguro e o Brexit estarão a contribuir para o aumento da imigração”.

 

 

 

 

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
Primeiro Porsche 911: Uma obra-prima alemã