pub

Google ouve conversas privadas de utilizadores portugueses

Os revisores de gravações da Google ouvem milhares de conversas privadas de utilizadores. A empresa admitiu, em comunicado, que ouve 0,2% de todas as conversas mantidas entre utilizadores e o assistente virtual que disponibiliza para smartphones. Apesar de não ter especificado quais os idiomas abrangidos, o El País avança que português e espanhol fazem parte da lista.

A Google justifica o facto de ouvir as conversas dos utilizadores com a vontade de melhorar o funcionamento do Google Assistant – a ideia é que o assistente seja capaz de entender cada vez melhor o que dizem os seus interlocutores humanos. O mesmo jornal espanhol sublinha que esta prática levanta dúvidas, especialmente no que respeita a possibilidade de divulgação de dados sensíveis.

Revisores da Google citados pelo El País contam que o seu trabalho passa por ouvir desde pesquisas no Google Maps a mensagens e pedidos feitos ao Google Home. Apesar de trabalharem para a Google, não são seus funcionários e têm de assinar um contrato de confidencialidade para desempenhar esta tarefa.

Quanto ao conteúdo das conversas, os mesmos revisores apontam para conversas entre familiares e amigos, discussões e até diálogos mais íntimos entre casais. Há também apenas quem procure indicações para um local.

pub

Comentários
Loading...