Exportações aumentam mas não compensam importações

As exportações portuguesas de bens cresceram 9,6%, em Janeiro deste ano.

Helena Rua

As exportações portuguesas de bens cresceram 9,6%, em Janeiro deste ano. Porém, o salto não foi suficiente para compensar o aumento de 12,4% verificado nas importações e que levou a um défice da balança comercial na ordem dos 1,5 mil milhões de euros (mais 245 milhões de euros do que no ano passado).

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de metade (62%) do acréscimo nas exportações esteve associado a material de transporte. A mesma categoria parece ter tido um impacto também significativo nas importações, tendo sido responsável por 24% do acréscimo face a Janeiro de 2017.

Quanto aos principais países importadores de bens portugueses, Espanha surge em primeiro lugar, logo seguida por França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. Os maiores crescimentos relativamente ao período homólogo anterior verificam-se junto de França (+15,6%), Brasil (+95,9%) e Itália (+26%).

Por outro lado, Espanha, Alemanha e França são os principais fornecedores (importações). Neste campo, os maiores crescimentos pertencem também a Espanha (+15,2%) e Alemanha (+15,6%).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.