A cidade espanhola de Sevilha, famosa pelas suas laranjas encontra-se a utilizar a fruta para gerar eletricidade, de acordo com a ‘Euronews’.
As laranjas sevilhanas são a inspiração para marmeladas e licores e são conhecidas pelo seu sabor fresco, intenso e altamente ácido. Contudo, a fruta é ainda mais versátil do que pensávamos anteriormente, porque está agora a ser transformada numa forma de biogás.
A estação de águas residuais da cidade, Emasesa, está a testar um esquema para produzir energia a partir de sobras de laranjas, demonstrando o seu compromisso na construção de uma economia circular.
Ao aproveitar laranjas deitadas fora em vias públicas a Emasesa tem como objetivo extrair o seu sumo para a formação de biogás. 35 toneladas da fruta amarga estão a ser espremidas, enquanto a sua casca é utilizada para compostagem e transformada em fertilizante para os campos.
Mas qual será o fim do biogás de laranja? O objetivo é utilizar esta fonte de energia renovável para alimentar a Emasesa. A expectativa é de que gere cerca de 1.500 kWh, o equivalente ao consumo de 150 residências, tornando assim a estação de tratamento de água autossuficiente. Para atingir este objetivo, Sevilha terá de investir 250 mil euros no projeto.
«A Emasesa é agora um modelo para a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas em Espanha», disse Juan Espadas Cejas, presidente do município, em conferência de imprensa, no lançamento do projeto.
Espanha lançou um plano ambicioso em 2018 para mudar o seu sistema elétrico totalmente para fontes de energia renováveis até 2050 e descarbonizar totalmente a sua economia logo de seguida. Novas licenças para perfuração de combustíveis fósseis e exploração de hidrocarbonetos serão proibidas, e um quinto do orçamento do estado irá para medidas que combatam as alterações climáticas.














