Covid-19: Ginásios Solinca, Pump e One suspendem preventivamente a atividade

Os ginásios Solinca, Pump e One, detidos pela SC Fitness, do grupo Sonae Capital, vão suspender a atividade a partir de sábado, apesar da inexistência de qualquer caso identificado de Covid-19.

Executive Digest

Os ginásios Solinca, Pump e One, detidos pela SC Fitness, do grupo Sonae Capital, vão suspender a atividade a partir de sábado, apesar da inexistência de qualquer caso identificado de Covid-19.

Questionado pela agência Lusa, o presidente executivo (CEO) da SC Fitness confirmou a adoção desta medida de prevenção, que abrange as 37 unidades do grupo em todo o país e “visa proteger os clientes, colaboradores e parceiros, contribuindo para o esforço necessário de contenção na circulação social”.

Segundo explicou Bernardo Novo, “apesar de não existir uma orientação governamental de encerramento dos ginásios em Portugal”, a SC Fitness pretende assim “ajudar a debelar, com eficácia e sentido de urgência, a pandemia de Covid-19”.

“Desde o início desta crise que a preocupação da SC Fitness, percebendo que se tratava de uma matéria que exigia avaliação técnica, foi acompanhar as medidas propostas pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente quanto à elaboração de um plano de contingência, à implementação de medidas de reforço de desinfeção e limpeza, à redução dos acessos a aulas de grupo e à monitorização de eventuais casos de infeção com Covid-19 em colaboradores e sócios – o que, felizmente, nunca aconteceu”, disse à Lusa.

De acordo com Bernardo Novo, na passada quarta-feira a empresa decidiu que fecharia os seus ginásios “caso a orientação do Ministério da Saúde e da DGS fosse no sentido do encerramento incondicional de estabelecimentos de ensino”, por considerar que “o risco potencial de propagação seria similar em ambos os casos”.

Continue a ler após a publicidade

Contudo, “não se tendo verificado esse cenário e sendo reforçado pelas entidades competentes que a avaliação técnica efetuada pelo Conselho Nacional de Saúde Pública ia no sentido de encerrar apenas unidades relacionadas com casos positivos”, a SC Fitness manteve os ginásios em atividade, prosseguindo com as medidas preventivas já em curso.

Apesar de a decisão entretanto saída do Conselho de Ministros permitir a laboração dos ginásios, desde que com “limitações de frequência para assegurar a possibilidade de manter distanciamento social”, a SC Fitness diz ter optado por suspender a atividade das suas unidades para “proteger os seus utentes, colaboradores e parceiros, zelando preventivamente pelo seu bem-estar”.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

Continue a ler após a publicidade

O número de infetados ultrapassou as 134 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19.

Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Continue a ler após a publicidade

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.