Responsabilidade Social: o que pensam os consumidores?

A Responsabilidade Social e a Sustentabilidade são temas de grande importância nas empresas e entre os investidores, mas até que ponto os consumidores se preocupam, de facto, com estas temáticas? De acordo com um relatório americano que faz a compilação de diversos estudos realizados ao longo dos últimos anos e foca nas atitudes dos consumidores, percepções e comportamentos, a resposta e esta pergunta é indubitavelmente positiva.

Os consumidores têm elevados níveis de exigência face às empresas, mas compreendem que também eles têm a obrigação de fazer a diferença. Uma expressiva percentagem de 90% dos consumidores espera que as empresas prestem atenção aos temas sociais e ambientais, mas diz estar também a agir de forma responsável na sua esfera pessoal. Por outro lado, 84% dos consumidores dizem que compram produtos considerados responsáveis sempre que possível.

Os consumidores também procuram outras formas de se envolver nos esforços relacionados com a Responsabilidade Social. A forma mais comum é falar aos amigos e família sobre as iniciativas e empresas que conhecem e que se envolvem nas causas sociais e ambientais (80%). Por outro lado, 76% dos consumidores dizem que fariam um donativo através de uma empresa em que confiam, e 72% admitem fazer voluntariado. Apesar das suas boas intenções, e segundo este estudo, as ações dos consumidores são limitadas a compras (63%), donativos (61%) e boicote a produtos não responsáveis (53%).

A Responsabilidade Social continua correlacionada com a reputação das marcas. 93% dos consumidores dizem esse fator tem impacto na imagem positiva das empresas, 90% estão mais propensos a confiar nessas marcas e 88% admitem tornar-se mais fiéis. Quando os consumidores têm a hipótese de escolher entre dois produtos com preços aproximados, 90% afirmam optar pela marca com melhor perceção em termos de Responsabilidade Social.

Embora os consumidores pareçam bastante preocupados com a responsabilidade social das empresas, eles não a procuram ativamente, pelo que as marcas não podem descurar na comunicação de tudo aquilo que fazem em prol de causas sociais e ambientais. 64% dos consumidores dizem que só prestam atenção quando as empresas já estão a fazer algo diferente daquilo que as outras fazem. Pior do que isso, 52% partem do princípio que uma empresa não age de forma responsável até que sejam confrontados com informação contrária.