The Lisbon MBA Católica|Nova: Uma experiência global e transformadora

O The Lisbon MBA Católica | Nova tem activamente contribuído e continuará a contribuir para melhorar a qualidade da gestão no país: capacita os alunos, futuros líderes e gestores, para que possam desenvolver uma visão abrangente, que lhes permite aplicar às empresas onde trabalham modelos de negócio inovadores, mais ágeis e sustentáveis, gerando um impacto positivo nas organizações e sociedade. Em entrevista à Executive Digest Maria José Amich, Directora Executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova, explica a importância do curso na formação de gestores de topo, que querem deixar a sua marca, criando um impacto positivo no negócio e na sociedade.

O The Lisbon MBA Católica | Nova, em colaboração com o MIT Sloan School of Management, está, segundo o ranking “Global MBA ranking 2023” do Financial Times, entre os melhores do mundo. O que significa esta distinção?
É com grande orgulho que fomos, mais uma vez, reconhecidos como um dos melhores MBAs do mundo e o único em Portugal presente nos rankings do Financial Times. Esta distinção resulta de uma combinação única de factores diferenciadores da nossa oferta educativa. Por um lado, oferecemos uma experiência de MBA global, com uma componente internacional de grande prestígio, como é o programa de imersão no MIT Sloan, no top 10 do mundo, assim como oportunidades de Exchange com MBAs de prestígio nos cinco continentes. O perfil internacional dos nossos programas, combinado com a aprendizagem personalizada, atrai, cada vez mais, estudantes internacionais. Nas classes actuais, temos 16 nacionalidades diferentes, 60% dos alunos no International MBA são internacionais, criando um microcosmo, que enriquece a discussão em classe e o trabalho em equipa, fatores fundamentais para a aprendizagem coletiva. Todos estes aspectos contribuíram para termos alcançado neste ranking a 2ª posição no mundo em International Experience.
De destacar, ainda, que os nossos graduados, apoiados pelo serviço de desenvolvimento de carreira e por uma comunidade Alumni dinâmica e internacional, estão a receber oportunidades de carreira internacional por recrutadores globais. No The Lisbon MBA, colocamos a nossa prioridade na preparação dos líderes de amanhã que vão contribuir para transformar as organizações para um crescimento sustentável a longo prazo, beneficiando todas as partes envolvidas.

Quais as principais mais-valias do The Lisbon MBA, ao nível do ensino?
No The Lisbon MBA temos parcerias com empresas e organizações com o objectivo de aproximar os nossos alunos da realidade empresarial e para ganharem competências fundamentais, nomeadamente de gerir e liderar com base em modelos que promovam o melhor desempenho das equipas.
Salientamos a colaboração com a Marinha Portuguesa, para fomentar as competências de liderança e “Team Building”, a colaboração com a Start-Up Lisboa nos programas de aceleração para os alunos que pretendem lançar a sua start-up, assim como com a consultora McKinsey & Company, com sessões que promovem a aprendizagem no âmbito de equipas de alta performance.
Também a nível internacional temos vindo a reforçar as nossas parcerias. Além da nossa colaboração de longa data com a conceituada escola de negócios americana MIT Sloan, temos desenvolvido parcerias com MBAs de grande prestígio, o de St Gallen na Suíça e Esade em Espanha, que vieram reforçar os programas atuais de intercâmbio com outros MBAs como os das Universidades de Coppead e Dom Cabral no Brasil, San Diego nos Estados Unidos, Cape Town na África do Sul e McQuarie na Austrália.
Adicionalmente, este ano, assinámos um protocolo com o MBA da Scheller College of Business da Georgia Tech University, em Atlanta nos Estados Unidos, um MBA que está no Top 10 em “Business Analytics, Information Systems, and Operations” pelo U.S. News & World Report de 2023. Este protocolo irá permitir oferecer aos nossos alunos a possibilidade de realizar um projeto de consultadoria internacional em parceria com alunos de MBA do Scheller.
Reforçámos ainda a nossa colaboração com empresas como Amrop, líder em Executive Search, para apoiar os nossos alunos na implementação dos seus planos de carreira assim como na competição “Triple P – Perfect Pitch Performance”, que juntam a Sonae e o Expresso, e que permite aos nossos alunos dominar as técnicas de “Elevator Pitch”.
O nosso foco no empreendedorismo também tem vindo a ser reforçado através do Alumni Club do The Lisbon MBA que promove anualmente um “Entrepreneurship Context”, que, em parceria com a Web Summit, realiza uma competição de empreendedorismo entre alunos e alumni e cujo vencedor recebe a possibilidade de estar presente na Web Summit em Lisboa e apresentar a sua start-up.
Finalmente, destacamos ainda a parceria com a LBC Innovative Transformation, com quem desenvolvemos no final do programa de MBA uma competição que envolve várias etapas para distinguir o aluno com as melhores capacidades de liderança, e cujo prémio tem vindo a ser uma semana de formação em temas ligados a inovação no Silicon Valley, na Califórnia.
Em suma, todos estes componentes fazem com que o The Lisbon MBA CatólicalNova seja regularmente destacado entre os melhores MBAs do mundo e pertença ao grupo restrito de menos de 1% das escolas de negócio que possuem a acreditação Triple Crown, a maior garantia de qualidade que um programa de MBA pode ter.

A progressão profissional e salarial dos seus alunos tem sido uma realidade?
Temos muito orgulho na nossa comunidade de cerca de 3000 alumni do The Lisbon MBA, espalhada pelo mundo a criar valor, e nos elevados índices de empregabilidade e de avanço sustentável na carreira dos alunos. Neste contexto e segundo o prestigiante ranking Financial Times Global MBA 2023, o The Lisbon MBA foi classificado como o 21º melhor MBA da Europa na progressão profissional dos seus alunos e o 17º melhor nos serviços de carreiras, colocando o aumento salarial em 72% três anos após a conclusão do programa, com um salário médio anual bruto próximo de 110.000 USD e um índice de empregabilidade de 91%, três meses após a graduação.

A diversidade é outro dos focos principais do The Lisbon MBA? Em que medida?
Para promover a excelência, a diversidade e a inclusão temos disponível várias bolsas de estudo: a The Lisbon MBA Scholarship, que se destina a candidatos que, pela sua forte componente de diversidade, irão contribuir de uma forma excecional para o enriquecimento da aprendizagem em aula; a Entrepreneurship Scholarship, para candidatos com uma sólida experiência no ecossistema do empreendedorismo; a Woman in Business Scholarship, destinada a candidatas do sexo feminino com carreiras notáveis; a Social Impact Scholarship, para profissionais que tenham trabalhado no setor terciário durante, pelo menos, dois anos; e a Merit Scholarship, para candidatos com um percurso académico de excelência.
Em conclusão, acreditamos que é a riqueza da diversidade que nos permite desenvolver os líderes que pretendemos: preparados para o futuro, com propósito que se traduzirá no impacto positivo nas suas organizações e na sociedade.

Qual o ponto de situação e perspectivas para o futuro ao nível da formação de executivos?
No The Lisbon MBA Católica|Nova temos feito uma atualização constante dos programas de forma a capacitar os alunos para lidar com os grandes desafios organizacionais, com mais agilidade, consistência e assertividade. Também se espera que fiquem mais aptos para conduzir e alavancar as suas carreiras como gestores, considerando os novos valores e princípios que orientam a liderança no século 21.
Valorizamos a entrega de um programa que vai além dos fundamentos técnicos de gestão, incorporando as últimas tendências, ligadas à tecnologia e à liderança. Os alunos são desafiados a abraçar uma jornada transformacional, expandindo o seu “eu” consciente para gerir o seu próprio desenvolvimento e crescimento. Pensamento analítico e estratégico, resolução de problemas complexos, criatividade, capacidade de trabalho em equipa de alto desempenho e competências interpessoais, como comunicação, empatia e resiliência são atributos chave dos graduados do The Lisbon MBA.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de executivos”, publicado na edição de Março (n.º 204) da Executive Digest.

Ler Mais