Altice desafiou empresas a explorar conectividade 5G… e já há vencedores do concurso

A Altice Empresas lançou no início de abril a sétima edição do IoT Challenge, um evento tecnológico que desafia os ecossistemas empresariais e de startups a nível nacional a explorar a conectividade 5G. Os vencedores foram conhecidos esta semana num evento que ocorreu na sede da Altice Portugal, em Lisboa.

“Com foco na conectividade 5G e nas oportunidades que a tecnologia vai trazer ao ecossistema empresarial, os 12 projetos a concurso da 7ª edição do IoT Challenge respondem aos desafios nas áreas da Gestão de Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-Estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular, Indústria ou Retalho e Serviços”, explicou a empresa em comunicado.

Nuno Nunes, Chief Sales Officer/ B2B da Altice Portugal; João Teixeira, Chief Technology Officer da Altice Portugal; Diogo Lopes, Communications & Security Manager da Jerónimo Martins; José Galvão, IT Director do Grupo Impresa e Luís Rodrigues, Diretor da Startup Braga foram os júris do concurso.

Um dos vencedores foi o BlueEye Handsfree da empresa RedZinc, que é uma solução de vídeo, através de um “wearable”, que permite a transmissão, em tempo real, do ponto de vista de profissionais em movimento (paramédicos, enfermeiros comunitários, médicos) para especialistas médicos remotos enquanto ajudam os seus pacientes.

O segundo projeto vencedor foi o MTI Smart Room, da empresa Managing the Intelligence, que é uma solução que utiliza IoT e AI para o mercado global de alojamento turístico, para aumentar a eficiência energética na unidade do alojamento.

Por fim, foi também escolhido o Spotlite, da empresa Aethra, que consiste num sistema de monitorização de riscos para infraestruturas baseado em dados de satélite, sensores IoT e modelos digitais (digital twins), fornecendo uma análise em larga escala da estabilidade estrutural destas infraestruturas.

Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, realça a importância deste projeto explicando que “o IoT Challenge tem ganho espaço e notoriedade junto do tecido empresarial uma vez que se trata de uma oportunidade de criar soluções inovadoras que tenham impacto no dia de amanhã. Quando criámos esta competição estávamos cientes que iriamos agregar e identificar os melhores profissionais da área de IoT, as ideias mais disruptivas e incentivar a recuperação económica e a transformação digital do nosso país. São já 7 anos de história, que se traduzem na liderança de produtos e soluções que melhoram a vida das pessoas e das empresas”.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.