Sonae MC garante empréstimo verde de 100 milhões de euros para projetos de eficiência energética nas 400 lojas em Portugal

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo de 100 milhões de euros com a MC, destinado a reforçar a sustentabilidade de cerca de 400 lojas de retalho em Portugal.

André Manuel Mendes

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo de 100 milhões de euros com a MC, destinado a reforçar a sustentabilidade de cerca de 400 lojas de retalho em Portugal.

O financiamento, com prazo de 12 anos, apoiará projetos de eficiência energética, gestão de resíduos e integração de energias renováveis.

Entre as iniciativas previstas estão a substituição dos sistemas de refrigeração por tecnologias mais eficientes, a instalação de painéis solares com armazenamento de energia, estações de carregamento para veículos elétricos e sistemas de recolha automática de embalagens recicláveis. Cerca de três quartos dos investimentos serão aplicados em regiões com PIB per capita inferior à média da União Europeia, combinando coesão económica com ação climática.

O empréstimo insere-se no âmbito do plano REPowerEU, que visa reduzir a dependência da Europa em combustíveis fósseis, e contribui para os objetivos de ação climática do Grupo BEI, alinhados com o seu Roteiro Estratégico 2024-2027 e a Segunda Fase do Roteiro do Banco do Clima 2026-2030.

“Ao apoiarmos os esforços da empresa para modernizar as suas lojas com tecnologias e processos mais limpos e eficientes, estamos a contribuir para a redução das emissões, o fomento da coesão e a adoção de um modelo de retalho mais sustentável que irá beneficiar a população portuguesa”, afirmou Pilar Solano, diretora do Departamento de Financiamento das Empresas do BEI.

Continue a ler após a publicidade

Para Fernando Van Zeller, CFO da MC, este financiamento “permite avançar com um programa de investimento abrangente centrado na eficiência energética, nas energias renováveis e na circularidade em toda a nossa rede de retalho. Estas iniciativas são essenciais para melhorar o desempenho operacional, reduzir as emissões e garantir que as nossas lojas funcionam de acordo com os mais elevados padrões de sustentabilidade.».

Esta operação reforça a cooperação entre o BEI e a MC, complementando o financiamento anterior de 55 milhões de euros assinado em 2019 para objetivos semelhantes, e conta com o apoio do InvestEU, programa da UE que visa mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimento adicional entre 2021 e 2027.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.