Greenvolt garante financiamento de 58,9 milhões de euros para o maior projeto de baterias da Hungria

O Grupo Greenvolt garantiu um financiamento de 58,9 milhões de euros junto do UniCredit Bank Hungary para o desenvolvimento do Projeto Buj, o maior sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) da Hungria.

André Manuel Mendes
Janeiro 20, 2026
11:45

O Grupo Greenvolt garantiu um financiamento de 58,9 milhões de euros junto do UniCredit Bank Hungary para o desenvolvimento do Projeto Buj, o maior sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) da Hungria.

O contrato de financiamento, com prazo superior a dez anos, irá apoiar a construção, exploração e manutenção do projeto, atualmente em fase de construção no nordeste do país, no condado de Szabolcs-Szatmár-Bereg.

O Projeto Buj terá uma capacidade de 99 MW/288 MWh e está previsto para ser concluído no primeiro trimestre de 2026. Uma vez operacional, permitirá reforçar a flexibilidade da rede elétrica húngara e facilitar a integração de energias renováveis no sistema elétrico nacional.

“O armazenamento de energia em baterias é já um pilar essencial dos sistemas energéticos modernos, ao proporcionar a flexibilidade e a resiliência necessárias para apoiar a crescente incorporação de energias renováveis. Este financiamento reforça a estratégia da Greenvolt de acelerar o desenvolvimento de ativos de armazenamento nos principais mercados europeus e consolida a nossa posição num segmento cada vez mais central para a transição energética”, afirmou João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

Do lado do UniCredit Bank Hungary, Balázs Toldi, responsável pela área de Corporate, destacou que “a força da Europa reside em fontes de energia sustentáveis e previsíveis, e orgulha-me que o compromisso do nosso Grupo nos permita desempenhar um papel ativo na promoção desse progresso”.

László Lakos, Diretor de Structured Finance do banco, acrescentou que “O financiamento do emblemático Projeto Buj da Greenvolt demonstra o compromisso do UniCredit Bank com o apoio à transição energética da Hungria e com a promoção da inovação no financiamento sustentável”.

O Grupo Greenvolt detém atualmente um pipeline de projetos ponderado em 14,1 GW na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, abrangendo energia solar, eólica e armazenamento em baterias, dos quais 1,7 GW se encontram em construção. No segmento de baterias, a empresa é um dos principais promotores europeus, com um pipeline total de 4,7 GW, estando também envolvida em projetos de biomassa sustentável e geração distribuída.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.