A Madeira vai ter acesso a um apoio de 51,4 milhões de euros para projetos empresariais no campo da inovação e competitividade, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), indicou hoje o Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP.
Em comunicado, a Secretaria Regional da Economia explica que a verba foi disponibilizada no seguimento do processo de revisão do PRR, ficando as regiões autónomas abrangidas pelo Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC).
Com esta decisão, as empresas da região passam a dispor de dois novos instrumentos de apoio: a “Linha Reindustrializar”, destinada ao investimento em inovação produtiva e Investigação e Desenvolvimento; e a “Linha IA PME”, direcionada para micro, pequenas e médias empresas, com o objetivo de incentivar a adoção de soluções de inteligência artificial.
A dotação disponível para estas duas linhas é de 51,4 milhões de euros, reforçando a capacidade de investimento e inovação das empresas madeirenses, refere a Secretaria Regional, liderada pelo democrata-cristão José Manuel Rodrigues.
“Esta medida representa um passo decisivo para consolidar a competitividade económica da região, garantindo que as empresas locais têm acesso a instrumentos que lhes permitam enfrentar os desafios da transição digital e da inovação tecnológica”, sublinha a nota.
As empresas da Madeira poderão, assim, em futuros avisos, candidatar-se a apoios que “potenciem investimento, inovação e digitalização”, fatores que o executivo madeirense considera estratégicos para o crescimento económico e para a criação de emprego qualificado no arquipélago.














