Cuidado…Há cada vez mais burlas a chegar por SMS
A EuPago revela que só em 2020 já recebeu 77 queixas de burla, cerca de 2 por dia, o que perfaz cerca de €10.000 em perdas para o consumidor.
“As operadoras móveis não efetuam a validação dos remetentes nas suas comunicações na entrega dos SMS e os burlões aproveitam-se dessa facilidade, fazendo passar-se por empresas idóneas, levando os destinatários a executar pagamentos fraudulentos”, explica José Veiga, co-CEO da EuPago.
Segundo este responsável as operadoras móveis não têm tomado nenhuma diligência para terminar com as fraudes.
“A solução é a educação do consumidor e bloqueio efetivo dos abusos por parte das operadoras”, frisa.
A EuPago recorda que qualquer indivíduo ou empresa pode efetuar o envio massivo de SMS, para inúmeros destinatários bastando apenas ter em sua posse esse contactos, identificando-se com o seu nome comercial, como é prática nos dias de hoje os serviços do estado, as grandes superfícies comerciais ou as utilities, como a água ou a luz, comunicarem por essa via com os seus clientes.
“Quem nunca recebeu um aviso por SMS, da sua empresa de água, a relembrar o pagamento da última fatura? A questão é que, quando recebemos uma SMS identificada como “Autoridade Tributária”, por exemplo, não significa que a operadora nos dê a garantia que o remetente seja mesmo a Autoridade Tributária”, alerta José Veiga.
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