Ouro continua a bater recordes e a ser visto pelos investidores como “ativo de refúgio em tempos de incerteza”

O preço do ouro continua a subir, atingindo um novo máximo histórico, impulsionado por uma forte dinâmica no mercado. O aumento das tensões geopolíticas no Médio Oriente, aliado à crescente incerteza em torno da próxima eleição presidencial nos Estados Unidos, tem gerado uma maior procura deste metal precioso, que tem sido “visto como um ativo de refúgio em tempos de incerteza”.

Quem o explica é Ruben Ferreira, Head of Portuguese Operations na FlowCommunity, que acrescenta que a flexibilização da política monetária a nível global tem contribuído para a atratividade do ouro. “Os bancos centrais estão a reduzir as taxas de juro, tornando o ouro mais atrativo. No entanto, há uma crescente incerteza face aos planos da Reserva Federal para a redução das taxas de juro. Uma postura menos agressiva nos cortes nas taxas poderá fortalecer o dólar e manter os rendimentos mais elevados, o que poderá pesar nos preços do ouro”.

Neste cenário, os investidores são aconselhados a monitorizar de perto a divulgação de dados económicos, que podem oferecer pistas sobre a futura direção da política monetária nos EUA, assim como os desenvolvimentos na corrida presidencial. O desempenho robusto do ouro até agora também poderá resultar em vendas para realização de lucros no curto prazo, à medida que os investidores avaliam a volatilidade do mercado.

O preço do ouro, um dos ativos considerados refúgio seguro em tempos de incerteza, tem alcançado constantemente novos máximos acima de 2.700 dólares, estando, a esta hora, nos 2.764,85 dólares.




Comentários
Loading...