Da Tesla à SpaceX: Império de Elon Musk pode ser alvo de possíveis multas aplicadas pela UE à rede social X

A União Europeia (UE) está a considerar impor multas à plataforma de redes sociais X (antigo Twitter), incluindo as receitas de outras empresas controladas por Elon Musk, como a SpaceX e a Neuralink.

Esta abordagem poderá aumentar significativamente as potenciais penalizações infrações às regras de moderação de conteúdo impostas pelo Digital Services Act (DSA), segundo fontes próximas do processo à ‘Bloomberg’.

O DSA permite que a UE aplique multas de até 6% da receita global anual a plataformas online que não façam uma gestão adequada do conteúdo ilegal, desinformação ou que não cumpram regras de transparência.

As autoridades europeias estão agora a ponderar se as receitas de outras empresas de Musk, como a SpaceX, Neuralink, xAI e a Boring Company, deverão ser incluídas no cálculo das possíveis multas para a X, segundo fontes que preferiram manter-se anónimas, devido à confidencialidade do caso.

A Comissão Europeia está a investigar várias possíveis violações das regras do DSA por parte da X. As medidas visam garantir que as plataformas online combatam conteúdos prejudiciais e a desinformação, algo que tem sido alvo de críticas por parte de Musk, que defende que tais ações limitam a liberdade de expressão.

Embora a X seja uma empresa privada controlada exclusivamente por Elon Musk, as vendas da Tesla, que é uma empresa cotada em bolsa e não sob controlo total de Musk, estariam isentas deste cálculo, segundo as mesmas fontes. A Comissão ainda não tomou uma decisão final sobre eventuais penalizações à plataforma, e o valor das multas está ainda em discussão.

Caso seja penalizada, a X terá a oportunidade de contestar a decisão, mas a palavra final caberá à Comissão Europeia. Musk, no entanto, já afirmou que está preparado para lutar contra quaisquer multas, prometendo “uma batalha muito pública no tribunal”.