BCE: Especialistas esperam descida de 25 pontos-base esta semana, mas “há mais incerteza quanto ao tom das comunicações”

O acontecimento económico de maior ênfase desta semana dá-se na Europa, com mais uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) a ditar as regras para o futuro, prevendo-se uma nova descida das taxas de juro.

Na próxima quinta-feira, o mercado espera que os decisores políticos cortem mais 25 pontos base, perante os sinais de estagnação económica ou pior ainda na zona euro.

”Há mais incerteza quanto ao tom das comunicações do BCE, especialmente quanto ao grau de preocupação do banco central com o notável enfraquecimento recente dos principais indicadores económicos”, explica à Executive Digest, Joana Vieira, partner da Ebury Portugal.

Para além deste acontecimento, a semana será também marcada por um conjunto de dados importantes provenientes do Reino Unido, começando com os dados de emprego para os meses de agosto e setembro, na terça-feira, e depois a inflação CPI de setembro, na quarta-feira. Por outro lado, será uma semana relativamente tranquila nos EUA.

 Joana Vieira explica ainda que “as leituras sombrias da economia da Zona Euro continuam a pesar sobre a moeda comum, embora o anúncio de medidas agressivas de estímulos na China tenha neutralizado um pouco o pessimismo. O foco dos mercados estará no tom das comunicações da reunião de outubro do BCE, na quinta-feira”.

Para a especialista, o banco central normalmente resiste a comunicar excessivamente, especialmente em reuniões como a desta semana, onde as previsões não serão atualizadas. “A falta de compromisso com um calendário agressivo de cortes nas taxas de juro poderá finalmente estabelecer um limite para a moeda comum”.