Técnicas de negócio e venda que muitas empresas não aproveitam
As empresas em Portugal têm cada vez mais presença online. No entanto, muitas utilizam as mesmas técnicas e acabam por não se distinguir, ficando apenas na “órbita” do seu setor de mercado e sendo difícil captar clientes.
Uma das formas mais eficazes de uma empresa crescer é captar novos clientes, mas se eles não conseguem “ver” que a empresa existe, e reconhecer o valor acrescentado do produto que a empresa oferecem tem uma mais-valia, como vão dar o passo para fazer um negócio consigo?
Muitas são as estratégias usadas habitualmente, e hoje vamos focar em estratégias que muitas pessoas já se esqueceram ou não usam tanto, com o objetivo de conseguirem um resultado diferente nas suas vendas.
Enviar informação pela caixa do correio (sim, isto ainda é boa ideia)
Provavelmente já viu os folhetos do supermercado, os compradores e vendedores de casas ou até os famosos papéis na caixa do correio de pessoas que compram ouro. Mas, já pensou que ter um panfleto impresso que seja diferente pode significar que alguém vai pegar nele e ler? O importante é ser diferente, e uma gráfica ou uma agência de design podem ajudar. Mas, para o envio, o CTT disponibiliza um serviço que entrega publicidade na área geográfica que indicar, promovendo assim os pequenos negócios facilmente a nível local.
Oferecer coisas grátis como e-books ou aconselhamento
Se na sua área de negócio for especialmente em algo, esse algo é sem dúvida o conhecimento que pode mostrar como a sua empresa é diferente. Por isso, ofereça no seu site um e-book grátis ou algumas dicas práticas sobre aquilo que vende. No e-book consegue fazer o envio por e-mail após o preenchimento de um pequeno formulário.
De seguida, e com alguma estratégia, pode enviar newsletters tão simples que vai certamente descobrir como fazer e-mail em massa pelo Gmail. No entanto, para listas de endereços, deve-se usar um serviço mais profissional.
Mostrar que faz diferente no social
Nos dias de hoje com tanto conteúdo nas redes sociais, não podemos ser tímidos, já dizia Marco Gouveia há uns dias nas suas redes. O Marco é um dos especialistas do digital, na vertente de SEO, mais conhecido em Portugal. E por isso, para não sermos tímidos, precisamos de publicar conteúdo regular e diferente. É importante publicarmos um vídeo, mesmo que pequeno, que tem mais interação do que uma foto, por exemplo, e seguir todas as novas tendências para apanhar a “crista da ontem” de pessoas que consomem determinados conteúdos.
Criar conteúdo em blog
Lembra-se de ouvir falar em Blogs e na “blogosfera”? Pouca gente fala disso, mas a verdade é que criar artigos em blogs pode levar a que a sua empresa tenha um melhor posicionamento no Google e, com isso, receba a visita de mais clientes. É importante lembrar que há sempre alguém a procurar a informação que deseja transmitir, apenas precisa de escrever sobre ela em linguagem acessível e esperar os resultados. Ter um blog atualmente é extremamente pertinente para qualquer empresa que queira dinamizar a sua presença online.