A origem do seu apelido? conheça o mapa das pessoas com o seu nome em todo o mundo
O nosso passado, conhecer as histórias dos nossos familiares ou de onde vieram, é um tema de interesse para qualquer pessoa: seguir o percurso dos nossos apelidos é também uma boa forma de nos aproximarmos daqueles que existiram antes de nós.
Os apelidos foram a forma encontrada para diferenciar as pessoas, pois os nomes eram repetidos e a grande maioria deles surgia de derivações de nomes ou para distinguir as pessoas de acordo com a sua ocupação, local de origem ou às vezes pelo nome.
Foi assim que os apelidos começaram a ser distribuídos e, a partir daí, conforme se uniam diferentes famílias, começaram a misturar-se a tal ponto que agora se podem encontrar pessoas com o mesmo apelido do que o nosso em qualquer lugar do mundo.
Há vários sites ou plataformas onde fazer essa pesquisa: em destaque está o Geneanet (que pode consultar aqui), frisa a publicação espanhola ‘El Economista’, que nos informa sobre a popularidade do nosso apelido, assim como a sua frequência de uso, além de nos dizer na maioria dos casos de onde vem ou como surgiu.
Para isso, o site funciona como uma espécie de biblioteca de antepassados e dados genealógicos, onde os utilizadores se podem registar e criar a sua árvore genealógica para obter informações sobre os seus antepassados.
Ao pesquisar um determinado apelido, vai surgir um mapa mundial que mostrará a distribuição geográfica dos locais onde esse sobrenome se repete com mais frequência. Lembre-se de que mesmo que a sua família tenha 50 pessoas, é mais provável que não surja a sua cidade, pois o site recolhe e indica os maiores grupos com esse nome.
Pode também pesquisar em que cidades há mais pessoas registadas com o seu apelido, assim como uma lista de 12 lugares ao redor do mundo onde o nome é mais popular.