Irão apresenta primeiro míssil balístico hipersónico que pode “contornar” sistemas de defesa dos Estados Unidos

O Irão apresentou esta terça-feira o seu primeiro míssil balístico hipersónico de fabrico iraniano, segundo informou a agência oficial de notícias ‘IRNA’, um feito que deve fazer aumentar as preocupações ocidentais com a capacidade dos mísseis de Teerão.

“O míssil hipersónico Fattah, guiado com precisão, tem um alcance de 1.400 quilómetros e é capaz de penetrar todos os escudos de defesa”, revelou Amirali Hajizadeh, chefe da força aeroespacial do Irão.

Os mísseis hipersónicos podem voar pelo menos cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som e numa trajetória complexa, o que os torna difíceis de intercetar. Em 2022, o Irão informou ter construído um míssil balístico hipersónico que pode manobrar para dentro e fora da atmosfera.

Segundo a televisão estatal, o míssil Fattah do Irão pode atingir “os sistemas antimísseis avançados do inimigo e é um grande salto geracional no campo de mísseis”. “Pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos Estados Unidos e do regime de Israel”, garantiu a TV estatal.