“The Enigma”: misterioso “diamante negro” vai a leilão na próxima semana

Com o espantoso peso de 555,55 quilates, trata-se de uma jóia rara que muitos acreditam ser de origem extraterrestre. Espera-se que seja vendido por um valor igualmente astronómico

Executive Digest

O evento decorrerá na Sotheby’s de Beverly Hills, na Califórnia, e promete agitar os corações mais apaixonados por raridades. Segundo aquela respeitável leiloeira, este “The Enigma”, reconhecido pelo ‘Guinness Book of Records’ em 2006, é só o maior “diamante negro” a aparecer num leilão. Também conhecido como “diamante carbonado”, muitos especialistas acreditam que seja de origem extraterrestre – afinal, de estrutura semelhante à sua, apenas foram encontrados exemplares no Brasil e na República Centro-Africana.

“Está envolto num mistério quanto à origem ou formação porque não há muitos assim em todo o planeta”, salienta à ‘Reuters’ o geólogo Aaron Celestian, curador de ciências minerais no Museu de História Natural de Los Angeles. Segundo o especialista, a maioria destes “diamantes negros” têm cerca de 2,6 a 3,2 mil milhões de anos.

Ora é fazer as contas: como a própria Terra remonta a 4,65 mil milhões de anos, tudo indica que estes “carbonados”, como também são apelidados, se terão formado quando as placas da Terra estavam ainda em movimento, antes até da oxigenação da atmosfera. Além disso, contêm vestígios de azoto e hidrogénio – elementos encontrados no espaço interestelar – e também osbornite, um mineral presente nos meteoritos.

“É possível até que se tenham formado numa zona muito interior do planeta, muito mais profundamente do que aquilo que já conhecemos dos diamantes. Mas há também indícios muito fortes a sugerir que se formaram em locais onde um grande asteroide atingiu a Terra”, reconheceu aquele geólogo.

Agora, e depois de exposto apenas no Dubai, de onde deverá viajar para os EUA, a expectativa é que este exemplar de 555,55 quilates seja vendido por valor igualmente astronómico: qualquer coisa como 4 a 7 milhões de dólares (3,5 milhões a 6,2 milhões, em euros). O momento à altura da sua vida extraordinária está agendado para dia 3 de fevereiro.

Continue a ler após a publicidade

Ou como sublinhou, entretanto, à ‘CNN’ a representante da Sotheby’s Nikita Binani, “Trata-se de uma oportunidade única na vida para adquirir uma das mais raras maravilhas cósmicas conhecida pela humanidade.” A leiloeira fez também já saber que aceitará moedas criptográficas, além das formas de pagamento tradicionais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.