Ana Gomes diz que Isabel dos Santos «lava que se farta» e que o Banco de Portugal fecha os olhos
Ana Gomes, antiga eurodeputada, disse esta segunda-feira que Isabel dos Santos «lava que se farta» e o Banco de Portugal fecha os olhos.
A declaração de Ana Gomes surge na sequência de uma entrevista da empresária angolana à “Lusa”, na qual Isabel dos Santos afirmou que há uma «narrativa negativa» sobre si no que diz respeito à origem dos seus investimentos, alegando que se tem endividado, para poder investir, sem recorrer ao erário público angolano. «Tenho muitas dívidas, tenho muito financiamento por pagar, as taxas de juros são elevadas, nem sempre é fácil também ter essa sustentabilidade do negócio, para conseguir enfrentar toda a parte financeira dos negócios», referiu.
Na rede social Twitter, a socialista já reagiu, escrevendo que «Isabel dos Santos endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta!».
Ana Gomes também deixa duras críticas ao Banco de Portugal, por «não querer ver» que os bancos falham na prevenção do branqueamento de capitais.
Isabel dos Santos endivida-se mto porque, ao liquidar as dívidas, “lava” q se farta! E bancos querem ser ressarcidos, só em teoria cumprem #AMLD, de facto não querem saber a origem do dinheiro…E @bancodeportugal não quer ver… #Angola #Portugal https://t.co/pgThpzeRvN
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) 14 de outubro de 2019
Num outro tweet, a socialista diz que o Eurobic é o canal através do qual Isabel dos Santos faz circular o dinheiro, com o objectivo de lhe conferir uma aparente legalidade.
Que jeito dá à PEPíssima accionista Isabel dos Santos o @banco_eurobic! Está na rede swift e na Zona Euro,? passa por lá p/ liquidar dívidas jto de outros bancos. Sem “due diligences” pois já circulou por banco da zona Euro. @bancodeportugal e @ecb assobiam para ar! Angola #amld https://t.co/fi4k49nrMs
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) 14 de outubro de 2019